Manaus (AM) – O cinegrafista amazonense Renato Belém Ramos, 38 anos, embarcou nesta segunda-feira (29) para lutar na guerra da Ucrânia. Pai de um casal, uma menina de 12 anos e um rapaz de 19, Renato construiu carreira em veículos como TV Amazonas/Globo, TV Norte/SBT, A Crítica e BNC antes de decidir integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.
Ele faz parte de um grupo de nove brasileiros que se alistou no exército de Volodymyr Zelensky para combater a Rússia. O grupo já estava previamente registrado na Legião e aguardava a convocação, que ocorreu na semana passada, orientando todos a se reunir em Salvador, de onde partirão para a Europa.
Em entrevista ao Portal BNC, Renato explicou que sua decisão é motivada tanto por indignação com a invasão russa quanto por questões financeiras. Ele afirmou que sempre se revoltou com a forma como a Rússia vem agindo contra os ucranianos, invadindo casas e expulsando famílias.
Além disso, a oportunidade representa uma melhoria de vida, com salários que podem chegar a 18 mil Hryvnias ucranianas e pagamento extra por cada missão realizada.
O cinegrafista se junta a outros brasileiros dispostos a enfrentar o conflito em solo europeu, integrando a Legião Internacional e somando esforços à defesa da Ucrânia contra as forças russas.
A guerra, que se arrasta há mais de três anos desde a invasão russa de fevereiro de 2022, continua com foco em algumas áreas críticas e envolve uma escalada de táticas.
Leia mais:
Lula telefona para Xi Jinping e conversam sobre ampliação de comércio
Eneva destina R$ 10 milhões para conservar a Amazônia e diminui intensidade das emissões de CO2
Após viagem à Europa, Lula fala a jornalistas sobre resultados de encontros
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431