Funai irá apurar a falta de 19 toneladas de alimento destinadas a indígenas da região com maior número de povos isolados do país
MANAUS (AM) – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) irá investigar a compra de 19 toneladas de bisteca que não foram entregues aos indígenas do Vale do Javari, no Amazonas. A presidente da Funai, Joenia Wapichana, anunciou que a área técnica do órgão será acionada para apurar as circunstâncias dessa falta de distribuição.
De acordo com Joenia Wapichana, o alimento tinha o propósito de abastecer tanto os indígenas quanto os servidores da Funai na região, que abriga o maior número de povos isolados do país. No entanto, as bistecas não foram incluídas nas cestas básicas que foram distribuídas às famílias.
Os contratos de compra das bistecas foram assinados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, levantando questionamentos sobre possíveis irregularidades ou falhas no processo de logística e distribuição. Dois fornecedores responsáveis pela entrega estão localizados em Manaus, distantes mais de 1 mil quilômetros das aldeias do Vale do Javari.
A situação, se comprovada, demonstra falhas na segurança alimentar e o respeito aos direitos dos indígenas da região, no governo de Jair Bolsonaro.