Manaus (AM) – Manaus terá novas ecobarreiras instaladas em diferentes pontos da cidade, como parte do plano da Prefeitura para conter o lixo acumulado nos igarapés e reduzir alagações durante o período chuvoso. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, nesta segunda-feira (6/10), durante a retirada de resíduos na ecobarreira do passeio do Mindu, zona Centro-Sul.
O alto volume de lixo foi causado pelas chuvas intensas e pelo descarte irregular de resíduos nas ruas. As enxurradas acabam levando o lixo para bueiros, canais e igarapés, provocando entupimentos e alagamentos.
Prefeito acompanha limpeza e anuncia expansão
“Estamos aqui no passeio do Mindu vendo a quantidade de lixo que a ecobarreira segura. É um trabalho que a prefeitura tem feito há mais de um ano. Já seguramos, desde o início do ano, mais de 2.700 toneladas de lixo, impedindo que chegue até o rio Negro. Isso é um trabalho de conscientização que estamos fazendo”, destacou David Almeida.
O prefeito anunciou a instalação imediata de mais duas ecobarreiras, dentro do plano que prevê dez novas unidades para reforçar a limpeza urbana e proteger os igarapés.
Dez novas unidades serão instaladas
O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, destacou os resultados positivos das ecobarreiras e confirmou a expansão do projeto.
“Nesse período em que estão em funcionamento, já são mais de 700 toneladas de lixo retidas. O prefeito determinou a implantação de pelo menos mais dez ecobarreiras. Duas delas já autorizadas: uma na avenida 13 de Maio, próximo à feira da Manaus Moderna, e outra na área da escola de samba Vitória Régia, onde também será instalado um ecoponto”, afirmou.
Preservação ambiental e conscientização
As ecobarreiras fazem parte das ações permanentes da Prefeitura de Manaus para preservar o meio ambiente, prevenir alagamentos e conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.
Leia mais:
Manaus lidera em saneamento no Norte, mas segue entre piores do Brasil
Ecobarreiras sustentáveis de Manaus serão replicadas em Belém, sede da COP30
Mais de 2 mil famílias ribeirinhas afetadas pela cheia recebem ajuda humanitária em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431