O Exército Brasileiro resgatou 56 indígenas após o naufrágio de uma embarcação nas proximidades do Lago Grande, na região do Vale do Javari. A operação foi realizada por militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) – Palmeiras do Javari, em uma ação de pronto emprego para garantir a segurança de homens, mulheres e crianças em situação de risco.
O resgate foi acionado após o Cacique Elias Mayoruna, da Aldeia Manyua, solicitar apoio no porto do PEF. O grupo viajava do Alto Javari para Atalaia do Norte, onde participaria de uma reunião da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA). No local do naufrágio, os militares encontraram os indígenas debilitados devido às chuvas intensas e ao frio. Crianças e idosos apresentavam sinais de hipotermia, enquanto bebês recém-nascidos estavam com febre e tosse.
A operação, conduzida pelo Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do PEF, durou até às 22h, quando todos foram levados para a unidade militar. Lá, receberam atendimento médico, alimentação e abrigo. A ação contou com o apoio do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8ºBIS) e reforçou o compromisso do Exército Brasileiro com a segurança das comunidades indígenas da Amazônia.
O resgate ocorreu às vésperas da atividade “Diálogo com os Povos Originários”, que será realizada em Tefé e Tabatinga, proporcionando um contexto relevante para as discussões com lideranças indígenas.