Manaus (AM) – Um filhote de peixe-boi foi resgatado na Comunidade do Redondo, em Urucará (a 261 km de Manaus), e transportado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para acolhimento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O animal, batizado de Redondinho pelos moradores, foi encontrado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Urucará, que acionou o Ipaam para garantir o cuidado adequado.
O filhote, que mede 1,10 m de comprimento, pesa 22 quilos e é do sexo masculino, foi encaminhado ao Inpa por meio da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa). Segundo Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, o animal tem boas chances de ser reintroduzido à natureza após o tratamento. “A articulação entre os órgãos foi essencial para garantir que ele recebesse os cuidados necessários”, afirmou.
Processo de reabilitação
O filhote passará por um rigoroso processo de reabilitação no Inpa. Inicialmente, ele será alimentado com uma fórmula de leite desenvolvida no Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa, que simula o leite natural da mãe. Conforme cresce, a alimentação será gradualmente substituída por vegetais.

Renata Almeida, bióloga e educadora ambiental da Ampa, explicou que o filhote ficará em piscinas do Inpa e, posteriormente, será transferido para tanques de exposição. Antes da soltura definitiva, ele passará por um estágio de semicativeiro em lagos de piscicultura, onde será monitorado para avaliar sua capacidade de se alimentar e se defender sozinho.
Orientações
Viviane Pavanely, bióloga da Gerência de Fauna (GFAU) do Ipaam, destacou que o órgão é responsável pelo resgate de animais silvestres em risco. Ela alertou sobre a importância de evitar o manuseio desses animais e orientou que, em caso de encontro com um animal silvestre em perigo, o contato deve ser feito diretamente com o Ipaam pelo telefone (92) 98438-7964, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Ipaam também realiza solturas de animais reabilitados em seu habitat natural, sempre que possível.
Leia mais:
Sema resgata dois filhotes de peixe-boi em Parintins com apoio da comunidade