Manaus (AM) – As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, que retornaram a Manaus após uma cirurgia de separação realizada em Goiânia, receberam, nesta segunda-feira (11), a primeira visita da equipe multiprofissional do Programa Melhor Em Casa. A iniciativa, conduzida pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece cuidados em domicílio a pacientes que necessitam de acompanhamento após a alta hospitalar.
Em Manaus, as crianças terão também atendimento ambulatorial especializado, incluindo cardiopediatria e outras especialidades. Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o acompanhamento é essencial devido à complexidade do procedimento cirúrgico.
“Já iniciamos o acolhimento com a equipe técnica multiprofissional do Melhor Em Casa, que é muito organizado no Amazonas e fará o monitoramento na casa das crianças”, afirmou.
A secretária destacou ainda o empenho da equipe do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás (Hecad), coordenada pelo cirurgião-pediátrico Zacharias Calil, responsável pela separação do fígado e reconstrução das estruturas abdominais de cada irmã.
Natural de Monte Alegre (PA), a mãe das meninas, Elizandra Costa, agradeceu o suporte do Governo do Amazonas. “Fui amparada desde o pré-natal até agora. A ajuda foi fundamental para que tudo desse certo e as meninas ficassem seguras”, declarou.
De acordo com a coordenadora do Melhor Em Casa, Semira Torres, as gêmeas receberão atendimento especializado conforme as necessidades individuais, e os familiares serão orientados sobre medicação, curativos e suplementação.
Histórico
As gêmeas nasceram no dia 9 de abril na Maternidade Ana Braga, unidas pelo tórax e abdômen. Em 24 de abril, foram transferidas para o Hecad, em Goiás, pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em UTI aérea do Governo do Amazonas. A cirurgia de separação ocorreu em 13 de maio, e a alta hospitalar foi concedida no sábado (9).
Leia mais:
Cirurgia separa com sucesso gêmeas siamesas nascidas em Manaus