Manaus (AM) – Manaus se prepara para sediar a Glocal Amazônia, encontro que acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2023. Com entrada gratuita, o evento abordará temas essenciais como sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
A Glocal Amazônia assume o compromisso de impulsionar a Agenda 2030, promovendo a participação e o engajamento ativo de diversos grupos sociais.
Com uma programação abrangente no Palácio da Justiça, que inclui Rodas de Soluções, Oficinas, Workshops, Fórum e Cine Glocal Impacto, além de apresentações, exposições e experiências regionais no Largo de São Sebastião, o evento promete momentos enriquecedores, numa expectativa de receber mais de 30 mil pessoas.
O encerramento da Glocal Amazônia será Teatro Amazonas, com o encontro entre os Bois de Parintins e a Orquestra Filarmônica do Amazonas, unindo cultura e sustentabilidade em uma celebração única.
“Fico muito feliz em receber aqui no Amazonas um evento como a Glocal Experience, que vai dar lugar de fala para quem mora na Amazônia e que vai transformar Manaus no palco das discussões sobre sustentabilidade. O Brasil e o mundo conhecem a Amazônia pela copa das árvores, mas não conhecem suas verdadeiras raízes. Esse é um momento de reflexão para pensarmos a sustentabilidade sob o ponto de vista do que é prático, do que é real. Entender as dificuldades que temos e começar a planejar o futuro da Amazônia. O Brasil e o mundo precisam entender a importância real que a Amazônia tem nos discursos que são feitos”, pontua Wilson Lima, governador do Amazonas.
Para construir a agenda de discussões da Glocal Amazônia, foi criada uma rede de curadoria, focando na diversidade de experiências e especializações.
Esse grupo é formado pela equipe da própria Glocal com apoio e suporte de nomes como:
- Robério Braga, advogado e historiador, que foi secretário de Cultura do Amazonas;
- José Marcelo Zacchi , fundador e dirigente da Associação Casa Fluminense, Instituto Sou da Paz e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública;
- Phelippe Daou, CEO do Grupo Rede Amazônica e idealizador do projeto “Amazônia que eu Quero”;
- Antropólogo Hermano Vianna;
- Patricia Ellen, ex- secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, empreendedora e sócia da Systemiq e da Aya Earth Partners,
- Instituto Alana, uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças.
- Ilona Szabó, empreendedora cívica brasileira, cientista política e presidente do Instituto Igarapé,
Discusão sobre sustentabilidade
“A ideia para a realização da Glocal Amazônia nasceu de uma constatação – e de uma provocação à própria sociedade brasileira – que muitas vezes as discussões sobre sustentabilidade e futuro estão concentradas nas capitais do sudeste. E que muitos que participam dessa pauta não conhecem a realidade do dia a dia de quem efetivamente mora na região amazônica. Convidamos essas pessoas para vir participar de fóruns – mas pouco conhecemos dessa luta cotidiana. Buscamos inverter essa agenda – e nós vamos para a Amazônia aprender como podemos fazer mais”, fala Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, empresa que assina a realização de Glocal Experience.
A GLOCAL Experience é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, Fundação Rede Amazônica e Dream Factory. O evento tem patrocínio da Águas de Manaus e apoio da ENEVA.
GLOCAL Experience Amazônia
Quando: de 26 a 28 de agosto
Onde: Manaus – Palácio da Justiça, Largo de São Sebastião, Teatro Amazonas