Manaus (AM) – O alinhamento de políticas de desenvolvimento econômico sustentável, em diferentes áreas, entre o Amazonas e o Peru norteou a participação do Governo do Amazonas na I Reunião do Comitê de Fronteira Norte Peru-Brasil, iniciada nesta terça-feira (27/02), na cidade peruana de Iquitos.
A comitiva liderada pelo vice-governador Tadeu de Souza reforçou o compromisso do Amazonas com a conservação ambiental aliada ao combate à pobreza.
Prioridade
Durante o evento, Tadeu de Souza reforçou o compromisso do Amazonas com o desenvolvimento sustentável e inclusivo, visando a proteção ambiental e o combate à pobreza.
“Este evento representa um marco e o início de um esforço conjunto que vai estimular a integração e desenvolvimento econômico entre os nossos países.”, disse o vice-governador.
Oportunidades econômicas e logísticas
Com uma fronteira de 2,9 mil quilômetros, Amazonas e Peru buscam explorar a integração econômica e logística ainda não explorada, conforme a embaixada peruana no Brasil.
Guilherme Vilagelim, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), afirmou:
“O principal objetivo é criar a Zona de Integração Fronteiriça. A gente entende que, a partir desse comitê, será possível pensar em novos acordos econômicos que tragam investimentos.”
Turismo em foco
A cooperação poderá ainda resultar em uma rota turística integrada nos municípios fronteiriços, fomentando o turismo entre as regiões.
Emmanuelle Pampolha, diretora de Turismo da Amazonastur, enfatizou que “tratamos sobre a criação de uma rota turística que possa envolver os dois países, principalmente com os municípios fronteiriços, e também a ampliação da malha aérea com voos diretos às capitais tanto do Peru quanto do Amazonas, com paradas em Tabatinga e Iquitos.”
Reunião estratégica
A reunião representa um marco para a integração e o desenvolvimento econômico entre o Brasil e o Peru, alinhados com a visão de crescimento sustentável e inclusivo do Amazonas.
Com representantes dos governos estadual e municipal, bem como de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico e turístico, o encontro estabelece uma base sólida para futuras parcerias e iniciativas conjuntas.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão