Modernização do Hospital Francisca Mendes aumenta em 100% a capacidade de exames e atendimento de alta complexidade
Manaus (AM) – O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (3), a primeira etapa das obras de modernização da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). O hospital é referência em cardiologia no Norte do país.
As obras entregues incluem o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia II e o laboratório de análises clínicas, todos completamente revitalizados, ampliados e adaptados para o atendimento especializado. A unidade passa pela maior intervenção de sua história, após 26 anos de funcionamento.
Nas áreas do Hospital Dia e na Clínica de Cardiologia II, a entrega soma 49 leitos novos e reformados. A ação reorganiza fluxos, amplia áreas assistenciais e eleva o padrão de segurança, conforto e humanização.









O novo laboratório de análises clínicas, totalmente modernizado, dobrará sua capacidade de 60 mil para 120 mil exames mensais. A estrutura conta com boxes de coleta adaptados, novos ambientes técnicos e condições ideais para ampliar a precisão diagnóstica.
Procedimentos cardíacos
Durante coletiva de imprensa, o governador destacou que a modernização reforça o objetivo de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera para procedimentos cardíacos.
“Tivemos um salto significativo no Hospital Francisca Mendes. O nosso objetivo inicial, primeiro, era reduzir o tempo de espera dos pacientes, porque isso era mais importante naquele momento, diminuir principalmente a fila de crianças que esperavam por um procedimento cirúrgico, cardíaco. E agora passamos para um processo de modernização, para garantir mais conforto para esse paciente e dar melhores condições de trabalho para os profissionais que estão aqui”, afirmou o governador.
A intervenção integra o programa Saúde Amazonas e totaliza investimento de R$ 45 milhões do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) em obras estruturais, compra de mobiliário e equipamentos médicos. Após a conclusão da segunda etapa, o hospital passará de 147 para 204 leitos.
LEIA MAIS:
- Pastor é preso em Manaus por golpe financeiro que teria causado prejuízo de R$ 457 mil
- Governo do AM entrega primeira etapa da revitalização do Hospital Francisca Mendes
- Concessionária dos Aeroportos da Amazônia vence Prêmio Jatobá com projeto de inclusão digital para jovens Tikuna em Tabatinga
- Pai morre e filha fica ferida após colisão entre motocicleta e carreta em Manaus
- Natal da Vila Caminho’ estreia no Teatro Amazonas com música, teatro e dança
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431