Manaus–AM – No sábado, 13 de julho de 2024, a sétima edição do Programa Governo Presente será realizada em Manaus. O evento acontecerá no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, localizado na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
A ação ocorrerá das 8h às 14h e contará com uma ampla gama de serviços gratuitos para a comunidade.
37 órgãos estaduais participam da ação
Nesta edição do Governo Presente, 37 órgãos estaduais estarão envolvidos. O objetivo é oferecer serviços essenciais de cidadania, saúde, crédito e lazer para os moradores da zona leste de Manaus.
Emissão de documentos e consultas médicas
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) estará presente com o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). Serão emitidas 200 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O atendimento será feito de forma online, sem necessidade de cópias de documentos ou fotografias. Para mais informações, acesse o site da SSP-AM.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizará a emissão de diversos documentos, incluindo:
- Declaração de Hipossuficiência
- Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)
- Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD)
Além disso, será possível solicitar a Carteira Intermunicipal – Passe Legal, que garante meia passagem em transportes rodoviários e aquaviários para pessoas com deficiência (PcDs).
Pronto Atendimento Virtual e serviços de saúde
O Pronto Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal estará disponível para alteração e regularização de CPF, além de solicitações de cópias de documentos como Declaração de Imposto de Renda e Declaração de Imposto Territorial Rural (DITR). A retirada de 2ª via de Registro de Nascimento também será realizada.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) oferecerá:
- 128 fichas para consultas com especialistas (cardiologista, dermatologista, clínico geral, oftalmologista e ortopedista)
- 32 fichas para atendimento com nutricionista
- 100 fichas para exames de glicemia
- 32 fichas para exame de bioimpedância
- 100 fichas para aferição de pressão arterial
Haverá também um stand de promoção à saúde com orientações sobre saúde da criança, saúde da mulher, e alimentação saudável.
A Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizará testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. Serão distribuídos preservativos gratuitos.
Castração de animais e empreendedorismo
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) levará a Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) para realizar 150 castrações solidárias de cães e gatos.
O Programa Crédito Rosa, administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), vai atender e orientar mulheres empreendedoras. Três empreendedoras contempladas pelo programa receberão cheques simbólicos.
Bem-estar e lazer para todos
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) oferecerá serviços de corte de cabelo, massoterapia, tranças e esmaltação.
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) promoverá atividades lúdicas e recreativas, como ginástica laboral, aula de ritmos, ventosaterapia, e alongamento. Além disso, haverá atividades para crianças e adolescentes, como jogos e dinâmicas.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) apresentará o projeto Mania de Ler, com uma Biblioteca Volante, narração de histórias, brincadeiras e oficinas de criação literária. Haverá também uma apresentação musical e a Trupe de Palhaços.
Segurança e prevenção
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizará policiamento ostensivo e apresentará unidades operacionais e projetos sociais. O destaque será para o Projeto Ronda Maria da Penha, voltado ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Serviços do Detran e oportunidades de formação
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregará 50 certificados do curso de Direção Defensiva e 72 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) do projeto “CNH Social”. Também estarão abertas as inscrições para mais de 500 vagas em cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola Pública de Trânsito (Eptran).
Orientações e fomento ao empreendedorismo
A Defesa Civil do Estado fornecerá informações e orientações sobre segurança e prevenção de desastres naturais. O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizará o cadastro de empreendedores para o Programa Crédito Solidário, com acesso a crédito desburocratizado.
A Afeam também disponibilizará informações sobre linhas de crédito e renegociação de débitos. Além disso, será feita a liberação de crédito para clientes já cadastrados no programa “Mais Crédito Amazonas”.
Setor primário e agricultura
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) entregará 300 cestas de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizará a entrega de 250 documentos de regularização para produtores rurais.
Habitação e regularização fundiária
A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) oferecerá serviços de renegociação de dívidas habitacionais e consulta de processos.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) abrirá processos para o título definitivo de imóveis e prestará informações sobre a regularização fundiária.
Outros serviços disponíveis
A Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgará mecanismos de auditoria e participação social. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participará com o projeto UEA Cidadã, oferecendo exames de glicemia, aferição de pressão arterial, e palestras.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) fará a divulgação de chamadas e editais. O Procon prestará atendimento e esclarecimentos sobre relações consumeristas, e a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) instalará totens de carregamento de celular.
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuirá copos biodegradáveis de água tratada e gelada por meio de máquinas purificadoras.
Além disso, cerca de 100 profissionais da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) estarão mobilizados para o projeto Psico+Social.