O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quinta-feira (12/10), que, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Amazonas, Wilson Lima (União), enviará reforços da Força Nacional para ajudar no combate às queimadas que criaram uma nuvem de fumaça em Manaus e Região Metropolitana.
“Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, escreveu o ministro nas redes sociais.
Lula se reuniu hoje, por videoconferência, com ministros para tratar dos eventos climáticos extremos que estão castigando Santa Catarina, com fortes chuvas, e o Amazonas, com uma das piores secas da história do estado, agravadas por queimadas irregulares causadas por agropecuaristas, especialmente nos municípios de Careiro e Autazes, que ficam na região da BR-319. A revitalização da área é cobrada por políticos locais e gera debate entre ambientalistas e pecuaristas.
Nesta sexta-feira (13/10), Manaus e Região Metropolitana amanheceram cobertas de fumaça pelo terceiro dia consecutivo.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão