Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus vai iniciar ainda em 2024 a construção do Hospital-Dia Municipal, unidade voltada à realização de cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais de média complexidade. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, nesta quinta-feira (3), durante a reinauguração da Policlínica José Antônio da Silva, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.
A ordem de serviço está prevista para o fim de outubro. O novo hospital será implantado no Parque Mosaico, zona Oeste, e representa uma das principais promessas de campanha da atual gestão, com o objetivo de reduzir as filas do SUS e ampliar o acesso à saúde pública com mais agilidade e eficiência.
“Vamos trabalhar para reduzir a fila de cirurgias eletivas em Manaus. Essa foi uma promessa que fizemos à população e que estamos cumprindo. O Hospital-Dia é um projeto ousado, que vai fortalecer a média complexidade e melhorar a vida de quem espera há meses ou anos por uma cirurgia”, afirmou o prefeito David Almeida.
Unidade será implantada no Parque Mosaico
A nova unidade terá aproximadamente 3,5 mil metros quadrados de área construída. A estrutura contará com:
-
20 leitos de observação
-
3 salas de cirurgia
-
2 salas para procedimentos como biópsias e exames de imagem
-
Sala de recuperação pós-anestésica com 4 leitos
-
Ambulatório com 10 consultórios
-
Posto de enfermagem, farmácia, lavanderia, cozinha e central de esterilização
A proposta é atender cirurgias com alta demanda no SUS, como catarata, pterígio, vesícula, hérnia, laqueadura, dermatológicas, ginecológicas e outros procedimentos.
Modelo prioriza eficiência e acolhimento
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o Hospital-Dia vai funcionar com base no modelo do Ministério da Saúde, com permanência de até 12 horas — ideal para procedimentos que não exigem internação prolongada.
“Estamos estruturando o Hospital-Dia para atender com resolutividade e segurança, desafogando a fila do Sisreg e permitindo que mais pessoas tenham acesso rápido a cirurgias que transformam vidas. É uma mudança de mentalidade e de modelo. Vamos operar com eficiência e acolhimento”, explicou Shádia Fraxe.
Avanço reforça saúde pública humanizada
Desde 2021, a Prefeitura de Manaus já reformou mais de 100 unidades de saúde e ampliou a cobertura da atenção primária de 47% para 92%. A construção do Hospital-Dia marca uma nova fase na política de saúde municipal, com foco em resultados concretos e atendimento humanizado.
“Estamos saindo do discurso e entregando soluções concretas. O Hospital-Dia é um avanço histórico na rede municipal. Vamos continuar investindo para que cada manauara tenha acesso à saúde de qualidade, sem precisar esperar por meses por um procedimento que pode ser feito com dignidade e rapidez”, concluiu o prefeito.
Leia mais:
David Almeida envia à CMM projeto que torna Passe Livre Estudantil permanente em Manaus