Manaus (AM) – O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Helliton de Souza, afirmou na manhã desta quarta-feira (6) que o incêndio que atinge duas fábricas no Distrito Industrial II, entre elas, a Effa Motors, em Manaus, está controlado e confinado, sem risco de propagação para a vegetação próxima.
“O fogo está controlado, o fogo está confinado. As chamas não estão extintas, como é possível observar, mas não há risco de propagação. Em nenhum momento houve propagação dessas chamas para a área de floresta que existe na retaguarda dos galpões”, garantiu o subcomandante.
Leia também: VÍDEO: Incêndio atinge fábrica em Manaus e causa explosão com grande nuvem de fumaça
Helliton explicou que o incêndio envolve materiais de altíssima inflamabilidade tóxica, o que torna a extinção completa mais demorada, mesmo com o uso de recursos avançados de combate.
“Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade tóxica, que, por mais que tenhamos mobilizado todos os recursos existentes de combate a incêndio, ainda assim o tempo de queima é prolongado, como estamos enfrentando agora”, destacou.
O oficial também agradeceu o apoio da população e afirmou que a corporação está plenamente assistida em termos de logística.
Prefeitura de Manaus
A Prefeitura de Manaus emitou nota nesta segunda-feira e informou que mantém uma operação integrada e contínua para combater o incêndio de grandes proporções na fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, que já se estende por mais de 24 horas. Sob a coordenação direta do prefeito David Almeida, a mobilização reúne diversas secretarias e órgãos municipais no suporte aos esforços do Corpo de Bombeiros.
Desde o início da ocorrência, de acordo com a Prefeitura de Manaus, a Defesa Civil de Manaus tem atuado no local, fornecendo caminhões-pipa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima) para auxiliar as equipes de combate às chamas. Além disso, a prefeitura articulou com a empresa Águas de Manaus a logística de reabastecimento dos veículos em um ponto estratégico, agilizando o trabalho emergencial.
A operação não se limita ao combate direto ao fogo. A gestão municipal também garante o suporte aos profissionais envolvidos com a distribuição de água mineral e mantém duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de prontidão no local. Inclusive, três pessoas já foram removidas para unidades hospitalares.
Desastre ambiental
Em virtude da queima de material contaminante na fábrica, o caso já é considerado um desastre ambiental pelas autoridades municipais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Semmasclima monitoram de perto os impactos na saúde da população e os danos ao meio ambiente, especialmente nos bairros próximos ao sinistro. A prefeitura reforça a orientação para que a população evite a área do incêndio e siga as recomendações das autoridades.
O prefeito David Almeida expressou solidariedade aos trabalhadores da empresa e às famílias afetadas, e elogiou o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, que arrisca suas vidas para conter as chamas. A prefeiturainformou ainda que manterá o suporte até a completa resolução da situação e continuará divulgando as atualizações por meio de seus canais oficiais.
Danos à Effa Motors
Apesar de a situação estar controlada, os danos à Effa Motors e o futuro dos seus 120 funcionários permanecem incertos. A expectativa agora se volta para o laudo técnico do Corpo de Bombeiros, que irá determinar a causa do incêndio. Enquanto isso, o compromisso de apoio e incentivos fiscais da Suframa e do governo federal será crucial para a recuperação da única montadora de utilitários do estado, um pilar importante do Polo Industrial de Manaus.
Leia mais: