Manaus (AM) – As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (11) para empreendedores e permissionários interessados em integrar o espaço gastronômico do #SouManaus Passo a Paço 2025.
O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional no Amazonas (Abrasel-AM), acontecerá de 2 a 7 de setembro, com programação oficial a ser divulgada em breve.
O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo link https://forms.gle/atX5P7E43BK2iMuL8, entre os dias 11 e 15 de agosto. Serão oferecidas 50 barracas, 6 food trucks, 30 carrinhos e 6 bikes, divididos igualmente entre associados e não associados da Abrasel-AM, garantindo espaço para diversos perfis de empreendedores.
Os principais dias do evento são 5, 6 e 7 de setembro, com destaque para a tradicional aula-show no boulevard no dia 4, das 9h às 14h, quando chefs preparam receitas ao vivo e oferecem degustações.
O acordo firmado no Termo de Cooperação nº 001/2025 tem como objetivo promover a venda de alimentos a preços acessíveis, com foco na gastronomia criativa e especialidades regionais, nacionais e internacionais. A iniciativa também busca qualificar e divulgar os atrativos gastronômicos locais como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento econômico e turístico de Manaus.
“O festival reflete Manaus como uma cidade criativa e aberta a novas experiências. Não se trata apenas de oferecer comida, mas de criar memórias, fortalecer negócios e projetar nossa cultura para o Brasil e o mundo”, afirmou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.
O presidente da Abrasel-AM, Antônio Franco Nascimento de Andrade, ressaltou que o evento será uma vitrine para os sabores da capital. “É a oportunidade de mostrar o que Manaus tem de melhor à mesa, unindo tradição, inovação e a identidade amazônica”, destacou.
Como participar
A seleção será por ordem de inscrição e análise do cardápio, limitando no máximo dois cardápios iguais. Os participantes devem apresentar documentos como declaração de capacidade de armazenamento, certificado de boas práticas e comprovação técnica até 28 de agosto. Barracas com pratos de refeição não poderão ficar próximas ao palco. A organização definirá a localização dos espaços.
Durante o #SouManaus, o público poderá desfrutar desde pratos típicos da culinária manauara até opções criativas como churros, tapioca, açaí, sorvete na chapa, caldos, sopas, além de alternativas veganas e vegetarianas.
Leia mais:
Inscrições abertas para o primeiro casamento coletivo LGBTQIAP+