Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta terça-feira (29/4), o pagamento do 14º salário para 1.842 servidores de 62 escolas da rede municipal de ensino. O benefício, voltado às unidades de educação infantil e fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representa um investimento de R$ 6,5 milhões.
De acordo com o prefeito, os valores estarão disponíveis na conta dos servidores já nesta quarta-feira, 30 de abril. As escolas contempladas atingiram as metas definidas pela Semed, com base em critérios pedagógicos e administrativos estabelecidos no Decreto n.º 5.855, de 22 de março de 2024.
“Estou aqui junto do professor Junior Mar, secretário de Educação, e toda sua equipe, anunciando para os 1.842 servidores de 62 escolas da Semed, que vão receber o 14º salário. Já cai na conta amanhã. Esses servidores atingiram as metas e pelo mérito serão remunerados amanhã já com o 14º salário. É a boa notícia do dia”, declarou o prefeito.
Reconhecimento ao esforço dos profissionais
O secretário municipal de Educação, Junior Mar, também destacou a importância do pagamento como forma de valorização profissional.
“Nós temos crescido em nossos resultados e esses profissionais puderam ter o sucesso no alcance das metas. E, agora, o pagamento é o reconhecimento por todo esse esforço, por todo esse trabalho. Parabéns a esses servidores. Amanhã já estará na conta”, afirmou.
Além do pagamento do 14º salário, a Prefeitura de Manaus também confirmou o repasse do 15º salário aos servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Santina Castro.
Melhoria nos índices educacionais
Os profissionais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) desempenharam papel importante no avanço dos indicadores de desempenho da rede. Atualmente, Manaus ocupa a 6ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais nos Anos Iniciais, e a 5ª colocação nos Anos Finais.
Também houve avanços significativos na Educação Infantil. Servidores das fases de Creche e Pré-escola foram reconhecidos por contribuírem para o cumprimento das metas e por projetos premiados em eventos educacionais. As escolas receberam certificações em níveis municipal, estadual e federal.
O pagamento dos 14º e 15º salários está previsto no Decreto nº 5.855/2024, que define os critérios para bonificação com base no Índice de Desenvolvimento da Educação da Rede Municipal de Ensino (IDE-Manaus). O modelo faz parte da iniciativa Aliança Pró-Saeb Avança Manaus, voltada ao fortalecimento da aprendizagem na capital.
Leia mais:
Presidente da CMM anuncia antecipação do 13º salário dos servidores em Manaus