Manaus (AM) – O transporte hidroviário intermunicipal registrou, no período de 20 de junho a 3 de julho, o fluxo de 59.162 passageiros com destino a Parintins (a 369 quilômetros da capital).
Dados da Operação Parintins 2023 ficou sob responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).
Quantitativo de pessoas deste ano apresentou um aumento de 45,98% em relação à operação de 2022, que contabilizou 40.527 passageiros.
Neste ano houve 140 fiscalizações, representando uma média de 422 passageiros por embarcação.
Trabalhos
Os trabalhos iniciaram em 20 de junho em Manaus e em 28 de junho em Parintins, estendendo-se até a manhã do dia 3 de julho em ambos os municípios. Na capital, os trabalhos ocorreram no Porto de Manaus e nas balsas da Manaus Moderna, no Centro. Em Parintins, os fiscais estiveram presentes no porto e na orla do município.
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destacou o trabalho em conjunto com órgãos municipais, estaduais e federais para assegurar um transporte eficiente e, principalmente, seguro à população. Segundo ele, não houve acidentes com embarcações.
Para chegar a Parintins, as 181 embarcações, com passes de autorização para realizar viagens ao município dos bumbás Caprichoso e Garantido, tinham que efetuar paradas nos postos deslocados próximos ao Encontro das Águas e em Itacoatiara (a 176 km da capital), coordenados pela Marinha do Brasil.
De acordo com Rufino, esses postos ajudaram a coibir qualquer tentativa de superlotação nas embarcações, assim como imprudências quanto aos itens de segurança.
“Para o próximo ano, pretendemos ampliar as equipes de fiscalização e os serviços. Já devidamente consolidado, terminado todo o processo de regulamentação, a regulação terá maior incidência sobre o serviço oferecido”, adiantou Rufino.
Outras atividades
Na Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, a Arsepam contou com um estande no Turistódromo.
No local, servidores explicaram a competência da Agência Reguladora do Amazonas em mediar, controlar e regular os serviços públicos de transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal de passageiros e gás natural (GN) canalizado.
Também realizado no Turistódromo um quiz de perguntas sobre os anfitriões da festa. Quem acertava a pergunta ganhava um dindim temático do Caprichoso ou do Garantido – na Ilha, a delícia gelada é conhecida como flau.
A Ouvidoria do órgão pode ser acionada por meio do número telefônico (92) 98408-1799 (atende no WhatsApp 24 horas).
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão