Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta terça-feira, 3/10, um conjunto de novas medidas para o enfrentamento à vazante histórica. Uma das ações anunciadas é a criação do auxílio-financeiro aos permissionários que atuam na praia da Ponta Negra, afetados com a interdição para o banho no rio Negro.
O projeto, realizado por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), prevê que o auxílio-emergencial atenda os empreendedores da praia da Ponta Negra durante três meses, com parcelas de R$ 1 mil.
De acordo com a Semtepi, uma busca-ativa tenta identificar permissionários.
“O auxílio é para os empreendedores que estão mais próximos da praia, e que serão diretamente impactados, mas também estamos trabalhando eventos esportivos culturais para ter um movimento na praia, para que outros empreendedores também não sejam impactados. Então, a ideia é a gente manter esse auxílio, enquanto estivermos nesse período de estiagem e trabalhar a questão do movimento para que os empreendedores não sintam com a ausência dos banhistas”, pontuou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.
A interdição de 90 dias da praia para o banho, decidida após a rio Negro atingir a cota de 15,29 metros, abaixo da altura mínima considerada segura de 16 metros, estava prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, em 2013, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e Polícia Militar.
Escolas ribeirinhas
Outra decisão anunciada pelo prefeito David Almeida foi o encerramento do ano letivo presencial em comunidades do rio Negro, devido à severa estiagem.
Mais ações
Além disso, haverá fornecimento de água potável, em parceria com a concessionária Águas de Manaus, para as comunidades ribeirinhas.
Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semasc), a gestão municipal também irá realizar a distribuição de cestas básicas e kits de higiene beneficiando aproximadamente 6,8 mil pessoas.
Para realizar essa distribuição, a Prefeitura de Manaus utilizará as lanchas das Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), além de balsas pequenas que ainda conseguem navegar pelos rios da região.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão