Manaus (AM) – A cidade de Manaus e outras cidades do Amazonas foram novamente atingidas por um blecaute de grandes proporções na noite desta quarta-feira (2), deixando todas as zonas da capital e municípios da região metropolitana sem energia elétrica.
A interrupção no fornecimento ocorreu por volta das 22h08, impactando bairros da capital e cidades vizinhas como Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Parintins. Além disso, há relatos de falta de eletricidade em algumas localidades do estado do Pará.
Segundo apagão em menos de um mês
Este novo blecaute é o segundo evento do tipo registrado na região em menos de um mês. No dia 7 de março, um apagão semelhante deixou Manaus e cidades vizinhas sem eletricidade por horas, após o desligamento da linha de transmissão Jurupari-Silves.
A recorrência dessas falhas leva a questionamentos sobre a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece o Estado do Amazonas.
Causas e posicionamento da Amazonas Energia
De acordo com a concessionária Amazonas Energia, a interrupção do fornecimento de eletricidade afetou Manaus, região metropolitana e municípios como Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru, devido a uma falha no SIN.
A empresa afirmou, por meio de nota oficial, que “aguarda maiores informações do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre o ocorrido e o início do processo de recomposição do sistema”. Até o momento, não há uma previsão oficial para a normalização total do serviço.
Impactos na população
O apagão gerou uma série de transtornos para os moradores, afetando o tráfego urbano devido ao desligamento dos semáforos, interrompendo serviços essenciais e causando instabilidade na comunicação via internet e telefonia. Relatos indicam que hospitais e estabelecimentos comerciais precisaram recorrer a geradores para manter o funcionamento.
Nas redes sociais, diversos usuários compartilharam imagens e vídeos da cidade completamente às escuras, cobrando respostas das autoridades sobre a recorrência do problema.