Manaus (AM) – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) intensificou as fiscalizações de trânsito na capital. Entre janeiro e julho de 2025, as operações “Cavalo de Aço” e “Carga Pesada” registraram mais de 1.600 autuações, reforçando a segurança viária e o combate às infrações.
Operação “Cavalo de Aço” intensifica abordagens a motociclistas
Voltada para motociclistas, a “Cavalo de Aço” realizou mais de 2 mil abordagens no período. Foram 615 multas por infrações como ausência de capacete, condução sem habilitação, documentação vencida e veículos sem condições adequadas de segurança. Mais de 80 motos foram removidas por apresentarem risco à segurança no trânsito.
“Carga Pesada” mira veículos de grande porte em Manaus
A operação “Carga Pesada” abordou 1.430 veículos e superou 1.000 autuações. Entre as principais irregularidades estavam circulação indevida pela faixa da esquerda — especialmente na avenida Ephigênio Salles — pneus desgastados, cargas mal acondicionadas e licenciamento vencido. No total, 70 veículos foram removidos.
Iniciada nas áreas de maior fluxo de cargas, como o Distrito Industrial, a operação se expandiu para outras regiões. O objetivo é coibir condutas que prejudicam a fluidez e colocam vidas em risco.
Ações contínuas para segurança viária
Segundo o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Júnior, as operações têm caráter educativo e punitivo.
“Essas ações fazem parte de um planejamento estratégico para garantir mais segurança a todos que circulam por Manaus. O desrespeito às normas de trânsito coloca vidas em risco. Vamos continuar atuando com firmeza, orientação e, quando necessário, punições”, afirmou.
As operações contam com apoio da Guarda Municipal e do Batalhão de Policiamento de Trânsito do Amazonas (BPTran) e seguem de forma contínua, com equipes mobilizadas para preservar vidas no trânsito manauara.
Leia mais:
BR-319 segue interditada e causa transtornos no Amazonas