Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (04), o Movimento Impacto Amazônia, uma iniciativa do Pacto Global da ONU, foi oficialmente lançado no Brasil, em Manaus. Este compromisso reúne o poder público e empresas privadas em prol da preservação da Amazônia, com debates sobre saneamento básico e segurança hídrica realizados na sede da empresa Águas de Manaus.
Um novo compromisso pela Amazônia
O Movimento Impacto Amazônia marca um importante compromisso entre o poder público e empresas privadas em prol da preservação da Amazônia.
A iniciativa do Pacto Global da ONU foi apresentada pela primeira vez no Brasil durante um evento realizado na sede da Águas de Manaus, uma das empresas envolvidas na mobilização.
Debates sobre saneamento básico e segurança hídrica
O evento incluiu discussões sobre as agendas de saneamento básico e segurança hídrica em uma série de painéis.
Entre os participantes estiveram representantes da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobras, BID Invest, Coca-Cola do Brasil e outras organizações de todo o país.
Compromisso das empresas
As empresas que se juntam ao Movimento Impacto Amazônia assumem o compromisso de implementar iniciativas e projetos até 2030, com o objetivo de garantir que suas operações e cadeias de valor não contribuam para o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé.
“É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviço e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Engajamento público e privado
Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia planeja desenvolver ações específicas e alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso incluirá planos de ação, apoio a projetos de bioeconomia em comunidades amazônicas e apoio aos povos originários, com foco na preservação da floresta.
O lançamento do Movimento Impacto Amazônia representa um passo significativo na busca pela preservação da Amazônia, envolvendo atores-chave do setor público e privado em um compromisso conjunto.
O evento realizado em Manaus marcou o início dessa jornada, com debates e discussões sobre questões cruciais relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade na região.
“Manaus está dentro do principal bioma regulador climático do mundo, inclusive a região possui o maior reservatório de água do mundo. É emblemático a gente fazer o lançamento no Brasil do Movimento Impacto Amazônia aqui. Agradecemos a Águas de Manaus por ter sediado o evento e pela parceria”, afirma Camila Valverde, diretora do Pacto Global da ONU no Brasil.
Leia mais:
Seca dos rios no Amazonas forma bancos de areia no Encontro das Águas
Águas de Manaus começa monitorar qualidade da água do igarapé Água Branca
Águas de Manaus oferece 450 vagas em cursos gratuitos