Guajará (AM), 20 de março de 2024 – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas deu início, nesta quarta-feira (20/03), à modernização do sistema de iluminação pública de Guajará, município a 1.476 quilômetros de Manaus.
A ação faz parte do Programa Ilumina+ Amazonas, que visa levar mais eficiência, economia e sustentabilidade à iluminação pública do interior do estado.
1.515 pontos de LED
Serão implantados 1.396 pontos de LED na sede do município e 119 na comunidade do Gama, beneficiando diretamente mais de 1.500 pessoas. As novas lâmpadas garantem uma série de vantagens em relação às antigas lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, como:
- Economia de até 60% nos custos de energia
- Redução na emissão de gás carbônico
- Maior luminosidade nas vias públicas
- Maior segurança para a população
Ilumina+ Amazonas: Avançando pelo interior do estado
O programa Ilumina+ Amazonas, que começou em 2022, já alcançou 36 municípios e 53 comunidades rurais e indígenas, onde foram implantados 62.904 pontos de iluminação, beneficiando cerca de 1,2 milhão pessoas.
Próximos municípios
Depois de Guajará, o próximo município a ser contemplado será Ipixuna, que receberá 1.361 pontos de iluminação. Também já foi autorizada a instalação de LED em Careiro Castanho.
Sobre a UGPE:
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) do Governo do Amazonas. A UGPE é responsável pela execução de projetos estratégicos para o desenvolvimento do estado, em áreas como infraestrutura, energia, saneamento básico e desenvolvimento social.
Leia mais:
Contas da Câmara de Guajará são reprovadas pelo pleno do TCE-AM
LED no interior é uma das metas do AM para a COP 30
Programa Ilumina+Amazonas leva LED à Canutama