Manaus – A capital do Amazonas, Manaus, ainda se recupera do apagão que atingiu grande parte da cidade no último domingo (14). O incidente deixou grande parte da população sem energia elétrica por cerca de 6 horas.
A Amazonas Energia, em nota oficial, informou que o apagão que atingiu diversas áreas de Manaus na tarde deste domingo (14) foi causado por um “desligamento intempestivo” na linha de transmissão Lechuga-Manaus, de responsabilidade de uma empresa terceirizada contratada pela concessionária.
Mais de 80% da carga de energia restabelecida
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o fornecimento de energia para a maioria do sistema de Manaus foi restabelecido a partir das 15h de domingo, após a queda de dois circuitos da Linha de Transmissão 230 kV Lechuga-Manaus.
A pasta informou que até aquele momento ainda restavam “algumas operações de manobra da distribuidora para o retorno de 100% do atendimento na região”.
Investigação em andamento
O MME instalou uma sala de situação para acompanhar o suprimento energético e entender as causas do incidente.
A pasta informou ainda que será elaborado um relatório detalhado da ocorrência, com foco na identificação da causa raiz do desligamento dos circuitos e na implementação de medidas no Amazonas.
Impactos do apagão
O apagão causou diversos transtornos à população de Manaus, afetando serviços essenciais. A falta de energia também gerou prejuízos para o comércio local, que teve que interromper atividades durante o período da interrupção.