Humaitá–AM – O Governo do Amazonas, em parceria com órgãos federais, realiza a Operação Tamoiotatá 4 no sul do estado, focada no combate aos crimes ambientais. Até o momento, a operação já aplicou R$ 14 milhões em multas, prendeu três pessoas e apreendeu motosserras, armas e outros equipamentos utilizados nas atividades ilegais.
As sanções, realizadas pelo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que aplicou cerca de R$ 14 milhões de multas, 18 autos de infrações, 43 números de Termos de Embargo, mais de 9 mil hectares embargados e a apreensão de motosserras, correntes e guincho de arraste de madeira, moto bomba e equipamentos para garimpo e subprodutos da fauna silvestre.
Apreensões e prisões
Durante as duas fases, as Forças de Segurança, realizaram a prisão de três pessoas por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo.
Em uma das ocorrências, a Polícia Militar (PMAM), apreendeu, quatro armas de fogo, munições e duas motosserras, no ramal Bela Vista, em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).
Em outras ocorrências, a polícia apreendeu no total das fases, 78 munições, cinco armas de fogo e cinco cartuchos calibre 38.
Leia mais:
A incrível fauna Amazônica: tesouros da maior Floresta Tropical do Mundo