Manaus (AM) – Com a finalidade de promover a transformação urbana e turística de Manaus, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), anunciou nesta terça-feira, dia 2 de janeiro, o início das obras do futuro “Parque Encontro das Águas – Rosa Almeida”. A iniciativa promete ser um marco turístico na capital.
Para garantir a segurança durante a intervenção urbanística, a Prefeitura informou que o acesso ao mirante do Parque será limitado a operários e equipe técnica a partir desta terça.
A medida visa proteger visitantes, já que, atualmente, não há gradil de proteção junto ao talude que oferece vista para o Encontro das Águas.
Projeto Original de Oscar Niemeyer
O projeto, inicialmente assinado por Oscar Niemeyer em 2005, foi desenvolvido em seu escritório no Rio de Janeiro. Composto por um museu e restaurante, totalizando 1.800 metros quadrados, ganhou expansão e atualização em 2021 para se tornar um parque urbano, totalizando 17.533,18 metros quadrados.
Para construir o parque Rosa Almeida e atualizar sua acessibilidade e importância em uma zona carente de espaços urbanos públicos de qualidade, a prefeitura anunciou que a obra terá restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, entre outros mobiliários e amplo paisagismo.
O ambiente terá duas edificações, uma para acomodar a guarita/área administrativa próxima ao pórtico de entrada, e outra de múltiplo uso, possuindo dois quiosques e banheiros públicos, para dar conforto e atendimento aos frequentadores e turistas, além de mobiliários urbanos.
Nessa implantação se optou em ter uma grande quantidade de áreas de jardins, com paisagismo focado em espécies nativas, desde grandes arbóreas até arbustos.
Projeto
O parque tem a função de se estabelecer como uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área, que vai ganhar estrutura, mobiliários urbanos e estacionamentos.
O parque terá ainda guarita e área administrativa, pórtico de entrada, espaço multiuso, quiosques, banheiros públicos e estacionamentos, com todo o espaço prevendo acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs).
As áreas ao ar livre vão incluir academia ao ar livre, playground e playpet.
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão