Manaus, Amazonas – Em uma iniciativa para promoção de revitalização urbana e ampliação da oferta de moradias populares, o Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, transformará o antigo prédio da Receita Federal, localizado no Centro de Manaus, em um residencial com 128 apartamentos. A iniciativa integra o programa Amazonas Meu Lar, o maior programa de habitação da história do estado.
Oportunidade habitacional
O novo residencial atenderá famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640, inscritas na Faixa 1 do programa Amazonas Meu Lar. Os apartamentos, com áreas entre 45 e 60 metros quadrados, oferecerão conforto, modernidade e funcionalidade para os futuros moradores.
O governador do Amazonas Wilson Lima vistoriou, nesta terça-feira (28/05), o antigo prédio, no Centro de Manaus, que deve passar por readequação para se transformar em moradias.
“Desde 2019 que a gente está construindo um projeto para que o Governo Federal ceda esse prédio para o Governo do Estado do Amazonas para fazer um trabalho de retrofit, que é um trabalho de modernização dessa estrutura para transformar os andares em apartamentos. Então, estamos prevendo aqui no primeiro projeto 85 apartamentos no tamanho de 45 a 60 metros quadrados”, destacou Wilson Lima.
Revitalização Urbana
A iniciativa representa mais do que a criação de novas moradias. A readequação do prédio, que se encontrava ocioso, contribui para a revitalização de uma área central da cidade, promovendo a valorização do entorno e a sustentabilidade urbana. Além disso, a utilização de um imóvel já existente reduz a necessidade de novas construções, diminuindo o impacto ambiental.
Detalhes do Projeto:
- Localização: Rua Marechal Deodoro, Centro de Manaus
- Número de apartamentos: 128
- Área dos apartamentos: entre 45 e 60 metros quadrados
- Público-alvo: famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640, inscritas na Faixa 1 do Amazonas Meu Lar
- Investimento: a ser definido
- Prazo de entrega: 18 meses após a assinatura do contrato com a construtora selecionada
Processo de Seleção da Construtora:
Empresas da construção civil interessadas em participar da obra podem se credenciar até 10 de junho de 2024. O edital de Chamamento Público nº 005/2024-SEDURB/SUHAB, com todas as informações e requisitos, está disponível no site do programa Amazonas Meu Lar: https://www.amazonasmeular.am.gov.br/.
Um Marco para o Amazonas:
O projeto de transformação do antigo prédio da Receita Federal em moradias populares representa um marco para o Amazonas, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com a oferta de habitação de qualidade acessível, a revitalização urbana e a sustentabilidade. A iniciativa abre caminho para a implementação de outros projetos semelhantes em diferentes áreas do estado.
Celeridade
No último dia 21 de maio, o governador Wilson Lima apresentou ao ministro das Cidades, Jader Filho, um pedido de prioridade para avanço de projetos de habitação do estado já aprovados pelo Governo Federal, que fazem parte do Amazonas Meu Lar, que contempla seis projetos, totalizando 720 unidades pelo Minha Casa Minha Vida.
Entre os projetos já aprovados e em análise na Caixa Econômica Federal (CEF), estão o Edifício da Receita Federal (Centro), com 128 unidades; o Conjunto Cidadão X, com 192 unidades; na área remanescente na Ponte Rio Negro, com 256 unidades; no bairro Novo Aleixo com 48 unidades; em Petrópolis com 32 unidades; e no bairro Alvorada com 64 unidades.
Mais informações:
- Para mais informações sobre o programa Amazonas Meu Lar, acesse o site: https://www.amazonasmeular.am.gov.br/
- Para acompanhar as notícias do Governo do Amazonas, visite o portal: https://www.amazonas.am.gov.br/
Leia mais:
Amazonas Meu Lar: famílias recebem mais 192 apartamentos no Residencial Ozias Monteiro II
Amazonas Meu Lar: Governo do Estado assina contrato para financiar entrada de imóveis