Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), anunciou o início dos atendimentos presenciais e on-line para as inscrições no Sistema Municipal de Habitação (Simhab) nesta segunda-feira, 25 de setembro.
O secretário municipal, Jesus Alves, destacou que mais de 15 mil cadastros nas primeiras horas de abertura do sistema refletem a gravidade do déficit habitacional em Manaus.
“Julgo que essa quantidade é natural, em virtude do déficit que temos aqui em Manaus. As pessoas estão em busca de alternativas, em busca de uma solução desse problema, que é muito grave.”
Programas Habitacionais
A Prefeitura Municipal de Manaus e o governo federal beneficiarão 17 mil famílias por meio das ações da Semhaf.
Estão previstas a construção de 1,2 mil moradias por ano para famílias que vivem em áreas de risco, além de três mil moradias pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.
O programa municipal “Manaus Minha Casa” também entra em ação, beneficiando inicialmente 252 famílias que foram afetadas pelo desabamento no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.



Processo de Seleção
Após o cadastro, o processo de seleção prossegue com o Conselho Municipal de Habitação, que, junto com sua equipe, realiza a pré-seleção dos beneficiados. Posteriormente, são verificadas as informações e a documentação das pessoas inscritas.
Expectativas dos Beneficiados
A dona de casa Odaleia Costa, uma das vítimas do desmoronamento no Jorge Teixeira, expressou sua esperança em conquistar um novo lar por meio do programa habitacional.
“Eu vim me cadastrar, porque eu sou vítima do desmoronamento do Valparaíso. Perdi minha moradia e vim aqui me cadastrar para eu ganhar minha casa de volta. Eu estou muito feliz, porque sinto que vou ter meu lar de volta em outras condições”, afirmou à reportagem.
Oportunidade
O início das inscrições no Sistema Municipal de Habitação em Manaus representa oportunidade para as famílias em busca de moradia na cidade. Com os diversos programas habitacionais em andamento, espera-se aliviar parte do déficit habitacional na capital.
Os interessados devem manter-se informados sobre os procedimentos e prazos para inscrição junto à Semhaf, garantindo que a instituição atenda às suas necessidades no processo.
- Polícia Civil do Amazonas passa usar BMW blindada apreendida durante operação
- Trabalhador morre esmagado por chapas de ferro durante descarregamento em Manaus
- PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina
- Tio é flagrado abusando da sobrinha de 7 anos na frente de outra criança no AM
- Professor indígena usava secretaria de escola para estuprar alunas no AM