Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma ação especial em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.
O evento, que reforçou o compromisso da administração municipal em garantir direitos e promover a inclusão, aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na zona sul da capital amazonense.
População marginalizada
A iniciativa, que busca dar visibilidade e voz a um segmento social historicamente marginalizado, é parte de um esforço contínuo da Semasc, secretaria que atua diariamente no acolhimento e no atendimento a pessoas em situação de rua, principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.
Segundo dados da própria secretaria, em 2025, já foram feitos mais de 1,5 mil atendimentos, com a inclusão de cerca de 500 pessoas na rede de proteção municipal.
Rede de acolhimento em Manaus: um suporte além da sobrevivência
Essa rede de acolhimento para população em situação de rua em Manaus é robusta, composta por unidades estratégicas, como o Centro Pop, o Serviço de Acolhimento Emergencial (SAE Gecilda Albano Peçanha) e o Serviço de Acolhimento Institucional (SAI Amine Daou).
Nestes espaços, as pessoas recebem não apenas abrigo temporário e alimentação, mas também um suporte fundamental que inclui atendimento psicossocial, auxílio na emissão de documentos e articulação com outras políticas públicas essenciais, como saúde e educação.
O secretário da Semasc, Saullo Vianna, destacou a importância das parcerias para ampliar o alcance das ações para a população em situação de rua.
“Estamos lidando com histórias e realidades muito delicadas, que exigem de nós sensibilidade, trabalho e ação. Esse trabalho só é possível graças às parcerias com instituições sérias, como o Desafio Jovem, Mãos Amigas, Sítio Ame e a Fazenda da Esperança”, afirmou. Ele também reforçou que o objetivo da Prefeitura vai além do apoio imediato, visando a reconstrução de vidas por meio de oportunidades concretas.
Oportunidade e recomeço: a importância da capacitação e do emprego
Um ponto crucial no trabalho de combate à vulnerabilidade da população em situação de rua é a oferta de capacitação profissional e de oportunidades de emprego. Com o programa Prosperar Manaus, a Prefeitura busca reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho, oferecendo uma nova chance para quem deseja recomeçar.
“Nosso compromisso vai além do acolhimento: com o programa Prosperar Manaus, estamos oferecendo capacitação profissional e encaminhando pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho, dando uma nova chance a quem deseja recomeçar”, complementou Vianna.
A gerente do Centro Pop, Silvia Helena Lopes, ressaltou a importância do 19 de agosto como uma data de conscientização e visibilidade.
“Hoje é um dia para tornar visível quem, normalmente, é invisível para a sociedade. O Centro Pop é um equipamento municipal que trabalha diretamente com as pessoas em situação de rua”, disse. Ela reforçou que as ações visam proporcionar dignidade, bem-estar e o reconhecimento de que essas pessoas são cidadãs e merecem ter seus direitos respeitados, assim como qualquer outro indivíduo.
A programação especial do evento incluiu serviços práticos, como cortes de cabelo e esmaltação, além de palestras e atividades de lazer.
A iniciativa da Prefeitura de Manaus garante um dia de cuidado e valorização para pessoas que, muitas vezes, são marginalizadas pela sociedade.
Links de Leitura:
- Leia mais: “Estou ansiosa para me mudar para o meu novo lar”, diz moradora reassentada pelo Prosamin+ em Manaus
- Leia mais: Prefeitura de Manaus recebe comitiva para avaliação de acolhida a refugiados e migrantes indígenas
- Leia mais: Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- Leia mais: Manaus lidera em saneamento no Norte, mas segue entre piores do Brasil
( * ) Portal Meu Amazonas com informações da assessoria
Entre em contato com a redação: (92) 99148-8431
E-mail: [email protected]