O primeiro ônibus 100% elétrico de Manaus será entreguena próxima segunda-feira (4). O veículo não poluente integrará a frota do transporte coletivo da capital.
Segundo o prefeito David Almeida, esse é o primeiro dos 14 ônibus elétricos que irão circular pela cidade e o coletivo será utilizado pelas ruas do Centro de Manaus, nos entornos de onde será realizado o festival “#SouManaus – Passo a Paço 2023”.
A entrega do ônibus elétrico será realizada, às 9h, na empresa Mardisa Veículos, localizada na avenida Torquato Tapajós, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste. O veículo possui capacidade para 70 passageiros.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o modelo lembra uma onça pintada. Na lateral, traz o slogan “Eu sou amigo da Amazônia”.
Conforme a Prefeitura, o novo ônibus com tecnologia brasileira faz parte do processo de descarbonização do ar e cuidados com o meio ambiente, além de apresentar nível baixo de ruído e emite zero poluentes.
Atualmente, a frota do transporte público possui 1.140 coletivos em operação, distribuídos em 219 linhas, que diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.
Ônibus
Ao todo 12 ônibus elétricos, sendo 10 do tipo básico e 2 articulados, com estações de recarga serão adquiridos pelo município. A implantação do novo sistema custará R$ 34 milhões, que serão pagos à empresa vencedora da licitação Alicerce Atividades Profissionais em Projetos Sustentáveis. Os recursos são oriundos da Prefeitura e do Governo do Estado.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão