Entre os dias 5 e 29 de setembro, alunos da rede pública de Manaus, no Amazonas, participam do projeto Arte e Jovens no Museu, que visa aproximar os estudantes a bens públicos e culturais da cidade e incentivar o uso da arte para promover o sentimento de pertencimento à identidade manauara. Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a ação atende cerca de 2,4 mil estudantes entre 12 e 19 anos de idade.
A ação é uma iniciativa da Ecotransforma Produções, empresa que realiza projetos de impacto socioambiental e de sustentabilidade, sobretudo em escolas públicas de todo o Brasil. Para tanto, a empresa se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas, a ONU. De acordo com o diretor da Ecotransforma, Abílio Martins, o projeto chega para complementar o currículo escolar.
“Esta é uma ação que acaba reforçando nos alunos aspectos importantes do desenvolvimento como o estímulo ao pensamento crítico, o conhecimento de sua própria história, a visita a museus e outras ações culturais. Fora isso, é uma atividade que os alunos costumam gostar por tirá-los da rotina e por fazê-los perceber que é possível aprender dentro e fora da sala de aula”, revela.
Além das visitas, o projeto também promove palestras sobre Museografia e Patrimônio Cultural brasileiro. As atividades ocorrem também nas cidades de Santa Cruz das Palmeiras e Vinhedo, no interior do estado de São Paulo.
Museu da Cidade de Manaus
Endereço: Praça D. Pedro II, s/n, Centro
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
LEIA MAIS:
- Estudo revela avanço de ramais clandestinos e desmatamento na região da BR-319
- Homem e mulher são presos por golpes com falsos consórcios em Manaus
- Parque Encontro das Águas será entregue em junho de 2026 em Manaus
- Justiça condena padrasto a 18 anos de prisão por matar criança autista em Manaus
- Prefeito de Manaus confirma ordem de serviço para construção da Cidade do Autista
