Barcelos, AM – Uma tragédia abalou o município de Barcelos, no interior do estado do Amazonas, na tarde deste sábado, 16 de setembro. Uma aeronave fretada, um Embraer EMB-110 “Bandeirante”, caiu durante uma tentativa de pouso, resultando na morte de 14 pessoas, incluindo 12 passageiros, o piloto e o copiloto, conforme confirmado pelo governo estadual.
O acidente ocorreu por volta das 15h (horário de Brasília), sob fortes chuvas, quando a aeronave se preparava para a aterrissagem na cidade, localizada a aproximadamente 400 km de Manaus, de onde tinha decolado momentos antes.
A empresa Manaus Aerotáxi operava a aeronave, fabricada em 1991 e com capacidade para acomodar até 18 pessoas. Equipada com dois motores turbo-hélice, possui uma autonomia de voo de 1700 km e alcança velocidades de até 340 km/h, com capacidade para transportar até 1,5 toneladas de carga.
As informações disponíveis revelam que a aeronave possuía um certificado de verificação de aeronavegabilidade válido até novembro deste ano, indicando sua regularidade operacional.
A cidade de Barcelos, conhecida pelo ecoturismo e pesca esportiva ao longo do Rio Negro, é um destino popular entre pescadores, especialmente durante a alta temporada, que vai de setembro a fevereiro.
Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que os investigadores do 7º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigam as circunstâncias do acidente.
De acordo com a FAB, “na ação inicial, serão coletados e avaliados os dados da ocorrência. Haverá a preservação dos indícios, a verificação inicial de danos causados, além do levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, conforme destacado em nota oficial.
A empresa Manaus Aerotáxi enviou nota de esclarecimento sobre o acidente e se colocou à disposição das autoridades:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“A Manaus Aerotáxi informa, com profundo pesar, sobre o acidente envolvendo a aeronave PT – SOG, na tarde deste sábado, 16 de setembro, na cidade de Barcelos (a 400 quilômetros de Manaus).
A empresa esclarece que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam todas as exigências das autoridades de aviação civil, necessárias à aeronavegabilidade.
A Manaus Aerotáxi se coloca à disposição do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a fim de esclarecer todos os detalhes relacionados ao acidente.
A empresa se solidariza aos familiares das vítimas e afirma que prestará toda assistência que estiver ao alcance. A companhia conta com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e coloca todos os pensamentos e orações para todos os afetados por este trágico ocorrido”. ( Manaus Aerotáxi )
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão