Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus deu início ao projeto de reabertura das ruas Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marcílio Dias e Henrique Martins, no Centro da capital. Após décadas fechadas ao tráfego, as vias voltarão a permitir a circulação de veículos dentro do programa “Mutirão no Centro”.
As obras incluem rede de drenagem, asfaltamento, recuperação de calçadas, instalação de grelhas em fibra de vidro e iluminação em LED. Na rua Henrique Martins, haverá ainda a recuperação do pavimento em peças de concreto (pavi).
Valorização do centro histórico
Segundo o vice-prefeito Renato Júnior, a requalificação vai marcar “um novo ciclo de valorização do centro histórico, devolvendo movimento, segurança e dinamismo à região, em benefício de moradores, lojistas e trabalhadores informais”.
Para garantir mobilidade, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) implantará um sistema binário de circulação, que permitirá tráfego em sentidos alternados, com reforço na sinalização e segurança de pedestres.
Outro eixo fundamental será o ordenamento dos camelôs, conduzido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), que busca organizar o espaço e oferecer condições dignas para os trabalhadores.
A Semulsp também atuará com equipes permanentes de varrição, coleta e manutenção, assegurando limpeza e organização no espaço público.
Leia mais:
Mutirão transforma Centro Histórico de Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica ações para população em situação de rua
Crescimento turístico do Brasil contrasta com invisibilidade do Amazonas