Urucurituba (AM) – O Governador Wilson Lima assinou, neste sábado (20/09), a ordem de serviço para a reforma e adequação do Hospital Silvério Tundis, em Urucurituba. O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões permitirá melhorias estruturais, a implantação de salas humanizadas e a modernização dos atendimentos.
A iniciativa, um antigo desejo da população, visa transformar a infraestrutura de saúde do município, localizado a 208 quilômetros de Manaus.
Além das obras no hospital, o município passou a integrar o programa Saúde AM Digital, com a inauguração de uma Telessala.
Urucurituba é agora o 35º município do Amazonas a receber a estrutura, que garante acesso a consultas especializadas e telediagnóstico.


Wilson Lima destacou a importância das ações
“A ordem de serviço para a reforma do Hospital de Urucurituba sai do papel para atender a um desejo antigo do povo. Estamos também inaugurando uma sala de telediagnóstico, que entrega o laudo de um eletrocardiograma em apenas 10 minutos. Esses são gestos importantes que demonstram o compromisso do nosso governo em garantir que ninguém seja deixado para trás”, afirmou o governador.
As obras no Hospital Silvério Tundis abrangerão desde a recepção até as enfermarias, com a criação de ambientes humanizados e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), será responsável pela execução da intervenção.
Tecnologia do Telessaúde
A sala do Telessaúde, instalada no Centro de Atendimento Especializado Eulires Oliveira Dias, possibilita que programa ofereça consultas em 17 especialidades médicas e suporte de telediagnóstico em 91 salas distribuídas em 35 municípios do estado.
Com equipamentos modernos, sistema de videoconferência e internet de alta velocidade, a tecnologia do telediagnóstico permite, por exemplo, que laudos de eletrocardiogramas sejam entregues em até 10 minutos. O sistema está projetado para expansão a outros equipamentos, como raios-X e mamografia, garantindo agilidade e precisão no atendimento aos pacientes do interior.
Desde a implementação em abril, o programa Saúde AM Digital demonstra resultados concretos: o tempo médio de espera por consultas caiu de 100 para 19 dias.
Na psicologia pediátrica, a oferta de atendimentos cresceu 429%; na nutrição geral, a fila acabou reduzida em 88%; e na ortopedia, o tempo de espera diminuiu 97%.
A moradora Maria Claudete Matos de Ramos, 61 anos, ressaltou a importância da tecnologia para a população local.
“Eu sempre tinha que viajar para Manaus para consultas. Agora não preciso mais. Isso vai ajudar bastante, principalmente o pessoal que mora no interior”, disse.
Ação Preventiva com Distribuição de Hipoclorito de Sódio
Ainda no município, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforçou as ações preventivas. Foram distribuídas 54 caixas de hipoclorito de sódio a 2,5%, totalizando 2,7 mil frascos, um produto essencial para garantir a qualidade da água para consumo humano e prevenir doenças.
Leia mais:
Amazonas terá mutirão com 40 mil cirurgias para reduzir fila de espera
MPAM recomenda exoneração de 25 funcionários por nepotismo em Urucurituba
MP recomenda exoneração de secretária de Saúde de Urucurituba por nepotismo