Novo prédio amplia estrutura e garante dignidade para famílias em situação de vulnerabilidade, com restaurante prato cheio no bairro Novo Israel, em Manaus
Um prato de comida e dignidade em Manaus
Manaus (AM)-Entre áreas de crescimento acelerado e bairros periféricos que ainda sofrem com a fome, Manaus expõe diariamente suas desigualdades. Foi em uma dessas regiões, o Novo Israel, na zona norte, que o governador Wilson Lima reinaugurou nesta quarta-feira (10/09) o restaurante popular Prato Cheio. Agora em novo prédio, na rua dos Caldeus, nº 2, o espaço oferece mais conforto e localização estratégica para atender moradores em situação de vulnerabilidade.
O espaço do Prato Cheio passa a oferecer mais conforto e localização estratégica para atender moradores em situação de vulnerabilidade. Segundo o governador, a ação vai além da comida no prato.
“Em 2019, nós tínhamos apenas sete restaurantes populares, todos em Manaus. Hoje, são 44 em todo o Estado. Aqui, no Novo Israel, estamos entregando uma estrutura melhor, mais confortável e em um local estratégico, garantindo não só a segurança alimentar, mas também a segurança nutricional, com acompanhamento de nutricionistas e alimentos de qualidade para quem mais precisa”, afirmou Lima.
Voz da comunidade
Entre os frequentadores, a emoção é visível. Zilma Bezerra, 45 anos, trabalhadora informal que complementa a renda vendendo dindins, descreveu o restaurante como um alívio no dia a dia:
“Eu acho maravilhoso porque é comida boa, gostosa, é tudo organizado. Muitas vezes as pessoas não têm emprego, como eu, que estou sem trabalhar. Pegamos 1 real e almoçamos. Ficamos satisfeitos”, contou.
Para famílias como a de Zilma, a refeição de R$ 1, oferecida pelo Prato Cheio, significa mais do que economia: é sinônimo de dignidade e segurança alimentar.
Estrutura ampliada
A reforma incluiu limpeza, pintura, iluminação e sinalização, tornando o espaço mais acolhedor. Desde 2022, a unidade já serviu 704.575 refeições, consolidando-se como referência na zona norte.
Além da alimentação, o restaurante promove oficinas, palestras e mantém o Cantinho da Leitura, aproximando a comunidade de temas ligados à cidadania, saúde e bem-estar.
O impacto do Prato Cheio no Amazonas
Criado e administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o programa Prato Cheio cresceu de forma acelerada nos últimos anos. Hoje, são 44 unidades em funcionamento: 18 em Manaus e 26 no interior.
De 2019 até setembro de 2025, foram servidas 17,9 milhões de refeições no Amazonas — 10,6 milhões na capital e 7,3 milhões no interior.
O serviço funciona em duas modalidades:
- Restaurantes populares: almoço servido a R$ 1, de segunda a sexta, das 8h às 13h.
- Cozinhas populares: sopa gratuita, em porções de 1 litro por pessoa, de segunda a sábado.
Mais do que alimentação, os espaços funcionam como pontos de integração social, oferecendo palestras, oficinas e orientações sobre saúde e nutrição.
Política pública contra desigualdades
A reinauguração do Prato Cheio do Novo Israel é um gesto simbólico e prático em uma cidade marcada pela desigualdade. Em um cenário onde a pobreza ainda ronda muitas famílias, garantir comida no prato por um valor acessível representa um avanço na luta contra a fome e a exclusão social.
Com o programa, o Governo do Amazonas reforça não apenas o compromisso com a segurança alimentar, mas também com a dignidade e cidadania das populações mais vulneráveis.
Leia mais:
Prato Cheio: Mais de 2 milhões refeições servidas no primeiro semestre de 2023
Prato Cheio do bairro da União promove aulas de inglês para crianças da comunidade
Mulheres amazonenses transformam suas vidas com ‘Programa Crédito Rosa’
📲 Quer ficar por dentro das últimas notícias direto no seu WhatsApp? Acesse agora o canal oficial do Portal Meu Amazonas e receba atualizações em tempo real sobre política, meio ambiente, cultura e muito mais. 👉 Clique aqui para entrar no canal