Manaus (AM) – Manaus recebeu nesta quarta-feira (7) a segunda edição do Corregedoria Day, promovida pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), com foco em saúde mental em ambientes institucionais. O tema do evento é “Ambientes Institucionais e Saúde Mental: Caminhos Para o Cuidado”.
A iniciativa é uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Corregedorias dos Tribunais de Contas, com apoio da Diretoria de Saúde do TCE-AM.
Evento com programação ampla e transmissão online
A programação teve início às 8h com o credenciamento dos participantes e segue até as 13h, no auditório da Corte de Contas. O evento é transmitido ao vivo pelo canal do TCE-AM no YouTube e pelas redes sociais oficiais do Tribunal.
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pela plataforma da Escola de Contas Públicas: ecpvirtual.tce.am.gov.br. A participação dá direito a certificado com carga horária de 6 horas. O público-alvo inclui corregedores, servidores públicos, estudantes e membros da sociedade civil.
Lideranças reforçam importância do cuidado com o servidor
A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou o papel do evento como parte da política de valorização dos servidores.
“Promover o cuidado com a saúde mental dos nossos servidores é também promover um ambiente institucional mais justo, acolhedor e eficiente. O Corregedoria Day reforça esse compromisso, mostrando que o bem-estar das pessoas deve estar no centro das ações públicas”, disse.
O conselheiro e corregedor do TCE-AM, Josué Cláudio Neto, idealizador do evento, reforçou a intenção de ir além dos discursos.
“Mais do que discutir conceitos, queremos provocar reflexões e estimular práticas que contribuam para ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos. A Corregedoria acredita que investir em saúde mental é investir em qualidade institucional.”
Palestras e mesa-redonda abordam desafios da saúde mental
A programação conta com palestras de especialistas, como o psiquiatra Dr. Luiz Eduardo Wawrick Fonseca, que falou sobre prevenção ao burnout e os impactos do ambiente corporativo.
Na sequência, o psicólogo e professor Dr. José Humberto da Silva Filho tratou da saúde mental como valor institucional dentro do TCE-AM. Já o Dr. Adenilson Reis, psicólogo e gestor público, compartilhou vivências e ações ligadas à inclusão social e fortalecimento dos vínculos institucionais.
Às 11h40, os três palestrantes participaram de uma mesa-redonda mediada pela psiquiatra Dra. Loren Rodrigues Cavalcante, especialista em terapia cognitivo-comportamental e prevenção ao suicídio. O evento se encerra com a apresentação de boas práticas institucionais voltadas à saúde mental.
Leia mais:
TCE-AM reúne 300 especialistas em debate sobre queimadas no Amazonas