Manaus (AM) – O Sebrae Amazonas anunciou os vencedores da etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) em cerimônia realizada na tarde de sexta-feira (26/9), na sede da instituição, localizada na Avenida Leonardo Malcher, no centro de Manaus. Este ano, o estado registrou um recorde de 78 trabalhos inscritos, crescimento de 3% em relação à edição anterior.
O prêmio reconhece reportagens que abordam o universo do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, reforçando o papel do jornalismo como agente de transformação social. Os vencedores das categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário avançam agora para a etapa regional.
Pela primeira vez, o Amazonas tem uma finalista na categoria Jornalismo Universitário, criada em 2024. A conquista representa um avanço significativo, com uma estudante representando o estado na próxima fase.
Leia também: Sebrae AM revela finalistas do Prêmio de Jornalismo 2025
Reconhecimento e impacto social
A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, celebrou o alcance da iniciativa:
“Chegamos à 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo com o Amazonas batendo recorde de inscrições. Foram 78 trabalhos enviados, com diversos jornalistas premiados. É uma honra reconhecer o esforço de cada profissional que dá visibilidade às histórias empreendedoras e fortalece a narrativa de quem transforma a realidade com seu trabalho”.
A diretora administrativa e financeira, Adrianne Antony, destacou o papel social do prêmio:
“Valorizamos os profissionais que dão voz aos empreendedores e movimentam as bases da sociedade. Este prêmio é uma homenagem à coragem e relevância do jornalismo”.
Durante o evento, foi realizado o talk show “Jornalismo Empreendedor: Criando Novos Caminhos na Comunicação”, com participação das jornalistas Paula Litaiff e Edilene Mafra, que reforçaram a importância da iniciativa para o fortalecimento do jornalismo na região Norte.
Recorde nacional e participação
Realizado em todo o país, o PSJ recebeu 3.442 trabalhos nesta edição, aumento de 12% em relação ao ano anterior. Participantes puderam concorrer com matérias já publicadas ou produzir conteúdos inéditos especialmente para o prêmio.
🏆 Indicados 2025
Jornalismo em Texto
- 1º lugar: Motogirls: Como mulheres estão transformando o mercado de entregas em Manaus – Portal Rios de Notícias (Elen Viana e equipe)
- 2º lugar: Grife amazônica aposta na fibra do curauá para promover ‘revolução silenciosa’ na moda – Portal Norte (Bárbara Fernandes e equipe)
- 3º lugar: Projeto Florescer: mães de crianças com câncer transformam dor em fonte de renda no Amazonas – Portal Rios de Notícias (Lauristela Rocha e equipe)
Jornalismo em Áudio
- 1º lugar: “Taca Farinha”: cultura e comércio do alimento xodó dos amazonenses – BandNews Difusora FM (Mauricio Max e equipe)
- 2º lugar: Amazônia Profunda Digital – Rádio Educadora da Amazônia (João Paulo Seabra)
Jornalismo em Vídeo
- 1º lugar: Empreendedorismo e Preservação: O desafio de manter vivo o último igarapé limpo de Manaus – TV A Crítica (Welcon Gomes Costa e equipe)
- 2º lugar: Mulheres Negras em Ascensão – Grupo Rede Amazônica (Carolina França e equipe)
- 3º lugar: Mulheres Agricultoras de Acajatuba – Fator Agro / TV A Crítica (Raíssa Oliveira e equipe)
Fotojornalismo
- 1º lugar: Rei do Bodó transforma banca de peixe em império – Jornal/Portal A Crítica (Jeiza Russo e equipe)
- 2º lugar: Ornitólogo das palafitas domina pássaros da Amazônia – Revista Cenarium (Ricardo Oliveira)
Especial Jornalismo Universitário
Empreendedorismo gera subsistência para mulheres migrantes – Universidade Federal do Amazonas / Raízes Amazônicas (Letícia Victória Nogueira Oliveira)
Leia mais:
Águas de Manaus abre inscrições para 3º Prêmio de Jornalismo Ambiental
Manaus está entre 3 capitais que mais reduziram perda de água, aponta estudo
Sebrae AM revela finalistas do Prêmio de Jornalismo 2025
Amazonas lança Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação com homenagem a Ennio Candotti
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431