Manaus, 18 de março de 2024 – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) e o Ministério Público de Contas (MPC), promove na próxima quarta-feira (20) o Seminário “Igarapés de Manaus: Desafios da Governança e Preservação”.
O evento, que integra a programação da Semana da Água 2024, reunirá especialistas para discutir os principais desafios relacionados à ocupação desordenada das margens dos igarapés, à baixa infraestrutura e à falta de monitoramento da qualidade das águas.
Exposição Interativa e Itinerante:
Uma das novidades do Seminário será a Exposição Interativa e Itinerante “Beco do Nonato: Uma Comunidade em Transformação”.
A exposição, montada pela concessionária Águas de Manaus e realizada pelos artistas Antônio Paulo Rodrigues de Souza, Sincler Dias de Souza e Adilson Bittencourt de Araújo, reproduz as casas e a estrutura de água e esgoto do Beco do Nonato, comunidade localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
O Beco do Nonato:
- Comunidade com 40 anos de existência: A comunidade existe há 40 anos e foi a primeira área de palafitas a receber água tratada e ter acesso ao serviço de esgotamento sanitário em Manaus.
- População de aproximadamente 900 pessoas: Aproximadamente 900 pessoas vivem no Beco do Nonato.
- Exemplo de acesso à água tratada e esgotamento sanitário: A comunidade serve como um exemplo de como o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário pode melhorar a qualidade de vida da população.
Programação do Seminário:
A programação do Seminário será dividida em dois painéis:
- Painel 1: Ações Institucionais:
- Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)
- Painel 2: Apresentação de Casos:
- Experiências exitosas de governança e preservação dos igarapés
Inscrições:
As inscrições para o Seminário são gratuitas e abertas à sociedade civil. Interessados em participar podem se inscrever no site ecpvirtual.tce.am.gov.br.
O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, mas o certificado de participação só será emitido aos participantes no formato presencial.
Leia mais:
TCE-AM suspende compra de medicamentos no AM após irregularidades
Após denúncias, Blitz TCE faz inspeção na Escola Estadual Sólon de Lucena
TCE-AM reprova contas e multa gestoras da UPA José Rodrigues