Manaus–AM – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) iniciou a implantação de serviço de regulação ambulatorial informatizado e padronizado em municípios do interior do estado.
Este novo sistema já está em funcionamento em Parintins, Humaitá, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Iranduba, Manicoré e Coari, facilitando o agendamento de consultas com especialistas e a realização de exames.
Modernização e Eficiência na Saúde
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o novo sistema permitirá que os usuários saiam da Atenção Básica com o agendamento marcado para serviços especializados, melhorando a organização e eficiência no atendimento.
“Com a implantação da Central, todas as solicitações deixarão de ser feitas manualmente e passarão a ser inseridas diretamente no sistema de Regulação da SES-AM, de forma descentralizada, permitindo maior celeridade nos atendimentos”, explicou Maksoud.
Capacitação e Integração
O Complexo Regulador do Amazonas está liderando o trabalho de implantação e capacitação das equipes municipais para gerir o novo sistema.
De acordo com Roberto Maia, coordenador do Complexo Regulador, as secretarias municipais de saúde passaram por treinamentos para utilizar o sistema, integrando a comunicação entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural.
“Serviços como exames laboratoriais, raio-x, ultrassom, consultas especializadas, todos serão regulados, permitindo que a Secretaria de Saúde do município possa monitorar e organizar a demanda”, afirmou Maia. A administração da Central de Regulação é feita por uma coordenação local, com um médico regulador e uma equipe de apoio.
Benefícios para a População
A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, para ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos na rede pública. O novo sistema visa organizar o fluxo de serviços de saúde em todo o interior do estado, melhorando o atendimento e a satisfação dos usuários.
Com a implantação da Central Municipal de Regulação Ambulatorial, os municípios do interior agora contam com um sistema mais eficiente e integrado, que promete transformar como os serviços de saúde são prestados, garantindo um atendimento mais rápido e organizado para todos os amazonenses.
Leia mais:
- Empresária é presa em Manaus suspeita de aplicar golpes com consórcio falso de veículos
- Em Manaus, bares temáticos atraem torcedores do Garantido e Caprichoso
- Justiça do Trabalho no Amazonas firma pacto contra assédio e discriminação
- Homem é preso por furtar picanha de supermercado no AM
- Mais de 85 kg de alimentos impróprios para consumo são apreendidos em Manaus