Manaus (AM) – Com registro de ocorrências de depredação quase todos os dias, de janeiro de 2023 a fevereiro deste ano, a Prefeitura de Manaus já gastou mais de R$ 220 mil para a substituição de torneiras e fiações, vasos, lâmpadas, cadeiras, entre outros itens afetados em terminais e estações de transporte coletivo na capital. O custo mensal é de R$ 16 mil.
“É lamentável que tenhamos que lidar com atos de depredação que, além de gerar prejuízos financeiros, prejudicam diretamente os usuários dos ônibus. Cada centavo gasto com reparos poderia ser investido em melhorias para o sistema de transporte coletivo”, destacou o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico.
O IMMU, por meio das redes sociais, faz alerta para que os usuários de transporte conservem os pontos de ônibus, terminais de integração e estações de transferências na cidade.
“Temos intensificado as manutenções nos terminais e estações, no entanto, a própria população deve se conscientizar da importância de manter os espaços públicos em bom estado de conservação. Temos feito manutenção nos terminais, no entanto, no dia seguinte, praticamente, há sinais de vandalismo”, frisou a chefe da Divisão de Engenharia de Transporte do IMMU, Leida Sicsú Moreno.
- É fundamental que a população esteja ciente de que os terminais são patrimônios públicos, e sua manutenção é custeada com recursos que poderiam ser investidos em outras áreas essenciais.
O IMMU reforça que cada cidadão pode colaborar para que os terminais de ônibus sejam espaços seguros, limpos e respeitados por todos.
Para minimizar os danos causados por atos de vandalismo em terminais de integração e estações de transferência na capital, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realiza, diariamente, serviços de manutenção nesses espaços públicos, para garantir a qualidade dos serviços ofertados aos usuários do transporte coletivo.
Denúncias
Caso os usuários presenciem atos de vandalismo, eles têm à disposição dois canais para denúncia: o número 190, da Polícia Militar, ou o número 118. Ambas as linhas estão preparadas para receber tais denúncias e tomar as providências necessárias.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão