Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na tarde desta quinta-feira (18/9) uma reunião com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e representantes das cooperativas que operarão o serviço complementar, que passará a integrar o transporte público da capital.
Como será o transporte complementar?
O transporte complementar atuará inicialmente nas zonas Norte e Leste de Manaus, com outras rotas a serem definidas pela diretoria operacional do IMMU, responsável por determinar os trajetos mais eficientes para atender os usuários.
“Estamos tratando de medidas que vão garantir a implementação do transporte complementar em Manaus, incluindo a habilitação das cooperativas, a emissão de documentos para tráfego diário e projetos de lei que asseguram apoio financeiro de R$ 40 mil a cada permissionário”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores.
Cooperativas
O encontro discutiu ainda a aquisição de veículos por meio de cooperativas ou empresas individuais, além de outros pontos essenciais para consolidar o novo sistema. A iniciativa busca dar suporte financeiro inicial e criar condições para que permissionários e cooperativas atuem de forma regularizada e eficiente.
O advogado do Sinetram, Fernando Borges, destacou que a entidade está empenhada na instalação dos validadores de bilhetagem eletrônica nos veículos autorizados a operar.
“A prioridade é garantir segurança e eficiência, oferecendo um serviço de qualidade aos usuários”, pontuou.
A ação representa um passo decisivo para a integração do transporte complementar à rede pública de Manaus, ampliando as opções de mobilidade e reforçando o compromisso com organização, fiscalização e melhorias para a população.
Leia mais:
- Greve dos rodoviários em Manaus cancelada após acordo
- Justiça mantém pagamento em dinheiro nos ônibus de Manaus
- Manaus vai ganhar nova modalidade de transporte público
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431