Manaus ( AM) – No bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, mais de 2 mil moradores estão sendo beneficiados com a implantação de mais de 3,8 mil metros de rede de esgoto, como parte do programa Trata Bem Manaus.
De acordo com a assessoria, a iniciativa, que visa a universalização do serviço de esgotamento sanitário na capital amazonense. Com previsão de conclusão para o início de março, as obras abrangem a instalação de mais de 3,8 mil metros de rede coletora de esgoto.
Desde o segundo semestre do ano passado, equipes da concessionária responsável pelo serviço têm trabalhado na implantação da rede de esgoto no conjunto Amadeu Botelho, localizado no bairro Novo Aleixo.
Obras
As atividades, parte do programa Trata Bem Manaus, realizadas em diferentes horários do dia e da noite, otimizam o processo e reduzem o impacto na rotina dos moradores.
Durante a noite, as equipes concentram-se em intervenções de maior escala, enquanto durante o dia, realizam serviços de menor porte, como ligações novas.
Jean Damasceno, gerente de Projetos da concessionária, explica a estratégia adotada:
“A escolha do horário das atividades é justamente para gerar o mínimo de impacto ao cotidiano da população que utiliza esta, que é uma das principais vias do bairro Novo Aleixo. Durante a noite, realizamos as intervenções maiores, e de dia atuamos em pequenos trechos”.
Alfredo de Andrade, comerciante local, expressa seu apoio à iniciativa:
“Eu faço questão de participar deste sistema porque sei da importância do esgoto tratado para saúde da população, para o meio ambiente e até para valorização dos nossos imóveis. Em Manaus, temos muitos igarapés que hoje estão poluídos e meu sonho é voltar a tomar banho neles. Eu penso que isso só é possível através do saneamento”.
Além da instalação da rede de esgoto, áreas mais complexas como a avenida Coronel Sávio Belota e a rua Sol Poente estão sendo adaptadas para receber a infraestrutura necessária. Na rua Sol Poente, uma tubulação especial interligará as residências à rede principal.
Programa
O programa Trata Bem Manaus, que visa ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade, já apresenta resultados significativos.
Diego Dal Magro, diretor-presidente da Águas de Manaus, destacou a importância do projeto para a cidade de Manaus:
“Estamos com frentes de obras espalhadas por toda cidade, seja em áreas regulares ou em locais de difícil acesso, como em becos e palafitas. Também já iniciamos a construção de novas estações de tratamento. A população tem papel ímpar nesse processo que irá melhorar a qualidade de todo ecossistema”.
A população reconhece a importância do tratamento do esgoto:
“Eu faço questão de participar deste sistema porque sei da importância do esgoto tratado para saúde da população, para o meio ambiente e até para valorização dos nossos imóveis. Em Manaus, temos muitos igarapés que hoje estão poluídos e meu sonho é voltar a tomar banho neles. Eu penso que isso só é possível através do saneamento”, ressaltou Alfredo de Andrade, comerciante local.
( * ) Portal Meu Amazonas com informações da assessoria
Leia mais:
Trata Bem Manaus: Obras avançam no Centro de Manaus no período noturno
Trata Bem Manaus: Obras de implantação de redes de esgoto chegam à Ponta Negra