Manaus (AM) – Manaus registrou, nesta quinta-feira (15), um dia trágico no trânsito com a morte de três idosos atropelados em diferentes zonas da cidade. As vítimas foram identificadas como José Izomar de Souza Costa, de 83 anos; Joana Souza, de 62 anos; e José Menezes de Castro, também de 83 anos.
O primeiro caso ocorreu na Avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital. José Izomar havia acabado de sair do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quando tentou atravessar a via e foi atropelado por uma motocicleta que fazia transporte por aplicativo. Segundo testemunhas, o neto da vítima ainda tentou alertá-lo sobre o perigo, mas o idoso decidiu arriscar a travessia. O condutor da moto foi socorrido em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto o passageiro saiu ileso. José morreu ainda no local.
Na Zona Leste
Horas depois, na Zona Leste de Manaus, Joana Souza, de 62 anos, foi atingida por um carro na Avenida Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira. De acordo com informações da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a vítima estava acompanhada de um homem que teria tentado apressar sua travessia, empurrando-a. Joana tropeçou, caiu na pista e acabou sendo atropelada. Ela morreu antes de receber atendimento médico.
Zona Oeste
O terceiro caso aconteceu na Zona Oeste, na Rua 5 de Setembro, bairro São Raimundo, próximo à Escola Estadual Olavo Bilac. José Menezes de Castro, de 83 anos, foi atropelado por um carro enquanto atravessava na faixa de pedestres. Segundo a polícia, o veículo trafegava em alta velocidade. O motorista foi detido e levado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). José morreu no local, e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
As três mortes em um único dia acendem o alerta para a violência no trânsito da capital, especialmente em relação à segurança de pedestres idosos, grupo mais vulnerável em travessias urbanas.
Leia mais:
Idoso morre atropelado após sair de agência do INSS em Manaus