Manaus (AM) – O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (24/01), a implantação de um serviço terapêutico e multidisciplinar para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos em três Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), utilizará a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método com eficácia comprovada.
Os atendimentos serão realizados nos CAICs José Contente (zona leste), Gilson Moreira (zona norte) e Afrânio Soares (zona centro-sul). As unidades oferecerão acompanhamento em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, visando o desenvolvimento das crianças com TEA.
Wilson Lima destacou a importância do projeto: “Priorizamos crianças até 11 anos porque é nessa fase que a identificação e o tratamento precoce garantem maior qualidade de vida”.
O CAIC José Contente será o primeiro a oferecer o serviço, com inauguração prevista para junho. As outras duas unidades passarão por adaptações para atender às necessidades específicas das crianças.
Novos CAICs
O governador também anunciou a entrega de mais dois CAICs reformados: Alexandre Montoril (Petrópolis) e Edson Melo (Zumbi), que serão reabertos em março. Com isso, sete unidades já foram revitalizadas pelo programa Saúde Amazonas, com investimento total de R$ 3,4 milhões.
As reformas incluíram melhorias elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da renovação de áreas internas e externas. Os CAICs oferecem serviços como pediatria, enfermagem, psicologia e vacinação.
A rede CAIC+Especialidades atende crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses, com consultas em endocrinologia, psiquiatria, neurologia, odontologia e nutrição, além de exames e distribuição de medicamentos de alto custo. O agendamento é feito pelo Sisreg, com prioridade para casos mais graves.
Leia mais:
Vereador Saimon Bessa “descobre” abandono em bairros periféricos de Manaus