Manaus (AM) – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (9) a operação “Zero Metanol”, que fiscalizou distribuidoras de bebidas alcoólicas e fábricas de bebidas artesanais na capital amazonense.
A iniciativa da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) mobilizou equipes nos dois turnos para monitorar e coibir possíveis casos de adulteração de bebidas destiladas. A ação foi motivada por mortes por intoxicação por metanol registradas em São Paulo e investigações em outros estados brasileiros.
“Nessas ações, os fiscais da Visa estão checando rotulagem, embalagem, lacres, notas fiscais e registros no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é prevenir agravos à saúde causados por metanol em bebidas adulteradas, como vem ocorrendo em outras cidades do país”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.
Até esta quinta-feira, 20 estabelecimentos já foram inspecionados. Em um dos casos, na zona Leste, foram encontradas garrafas de uísque com lacres frágeis. O fiscal solicitou o recolhimento das amostras para análise em laboratórios do Ministério da Saúde.
“Apesar da aparência, rótulo e informações obrigatórias estarem dentro dos padrões, o lacre apresentou indícios de fragilidade. Para garantir a segurança do produto, pedimos análise das amostras. Não há suspeita de adulteração, e o estabelecimento pode continuar funcionando normalmente”, explicou o gerente da Gevali, Ricardo Celestino.
Orientações à população
A Visa Manaus reforça a importância da denúncia de produção e venda irregular de bebidas alcoólicas e recomenda aos consumidores:
- Evitar bebidas de procedência desconhecida
- Observar vedação, validade e informações sobre ingredientes e origem
- Conferir registro no Mapa e integridade da rotulagem
- Comprar apenas em estabelecimentos confiáveis
Riscos do metanol e sintomas da intoxicação
A ingestão de metanol é extremamente perigosa. No organismo, a substância se transforma em produtos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar óbito.
Principais sintomas:
- Visão turva ou perda de visão (cegueira)
- Náuseas, vômitos e dores abdominais
- Sudorese e mal-estar generalizado
Em caso de sintomas, procure imediatamente serviços de emergência e contate o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM):
- Telefones de emergência: (92) 3305-4702 / 0800-722-6001
- Telefones comuns: (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732
Outros serviços:
- Disque-Intoxicação Anvisa: 0800 722 6001
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733
Estabelecimentos com bebidas suspeitas devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus:
E-mail: [email protected] (qualquer horário)
Telefone: (92) 98842-8481 (8h às 13h)
Leia mais:
PF e Vigilância agem em SP após intoxicação por metanol em bebidas
Amazonas não tem registro de casos por intoxicação por metanol, diz SES-AM
Amazonas não tem registro de casos por intoxicação por metanol, diz SES-AM
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431