Um estudo recente do Instituto Escolhas revela que 94% do ouro importado pela União Europeia em 2023 veio de áreas de alto risco no Brasil, principalmente dos estados do Pará e Amazonas, conhecidos pela predominância de lavras garimpeiras, e do estado de São Paulo, que, embora não seja produtor, serve como rota de escoamento do metal. Essa situação levanta sérias preocupações sobre a origem e legalidade do ouro adquirido pelos países europeus.
A pesquisa, intitulada Europe’s Risky Gold, destaca que Alemanha, Itália e República Tcheca importaram cerca de 1,5 tonelada de ouro brasileiro, avaliado em milhões de dólares, proveniente dessas áreas vulneráveis.
No Brasil, apesar de avanços como a implementação de notas fiscais eletrônicas e a eliminação do pressuposto da boa-fé no comércio do ouro, a falta de um sistema eficaz de rastreabilidade impede a garantia da origem legal do metal.
Larissa Rodrigues, diretora de pesquisa do Instituto Escolhas, alerta que a responsabilidade não pode ser limitada às fronteiras brasileiras.
“Enquanto os países importadores continuarem comprando ouro de áreas sensíveis sem certeza de sua origem, eles estarão incentivando um mercado ilegal. A responsabilidade é global”, afirma.
O estudo detalha que a Alemanha importou 1.289 quilos de ouro, avaliados em 78 milhões de dólares, com risco total de ilegalidade. Na Itália, 71% do ouro importado, equivalente a 254 quilos e 15 milhões de dólares, também apresenta risco significativo.
Para mitigar esses riscos, o estudo sugere que os países importadores divulguem informações detalhadas sobre as minas de origem e seus fornecedores, além de adotar processos rigorosos de diligência, independentemente da origem ou volume do ouro.
Acesse a pesquisa original aqui
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão