Evento de líderes mundiais antecede a COP30 e lança o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, com foco no financiamento para preservação
Belém (PA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a receber em Belém, capital do Pará, os líderes que chegam para a Cúpula do Clima. O evento acontece nesta quinta (6) e sexta-feira (7). Nesses dois dias, estão previstas três plenárias temáticas. Aliás, o presidente fará a abertura. A primeira plenária ocorre na quinta-feira à tarde. Por conseguinte, ela aborda o tema ‘Clima e Natureza, Florestas e Oceanos’. Mais duas plenárias estão previstas para a sexta-feira.
Nesta quinta, o presidente Lula segue pela manhã com os chefes de Estado. O objetivo é abrir a Plenária Geral de Líderes. A fala de abertura é do presidente brasileiro. Além disso, ao longo do dia, os demais líderes seguem fazendo os discursos formais sobre o clima por até cinco minutos. Também estão previstas falas de líderes de organizações internacionais durante essa plenária.
Lançamento do Fundo e Financiamento Climático
O que é o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)?
O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) é um novo mecanismo global de financiamento. Sua finalidade é captar até US$ 125 bilhões, combinando recursos de países ricos e investimentos privados. O objetivo é remunerar os países em desenvolvimento, como o Brasil, que comprovadamente preservam suas florestas tropicais, buscando um modelo de investimento e não de doação.
Ainda hoje, depois de abrir a plenária, o presidente Lula recebe as lideranças mundiais em um almoço oficial. Este evento marca o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês).
Durante o almoço, Lula argumenta diante dos líderes sobre a importância da manutenção do fundo. Afinal, o mecanismo visa auxiliar os países que mantêm florestas tropicais, como o Brasil e outros oito que possuem a Floresta Amazônica em seus territórios. Nesse sentido, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já destacou a iniciativa como uma das grandes marcas a serem deixadas pela conferência.
Protagonismo do Amazonas e a COP30
A Cúpula do Clima, que antecede o início da COP30, reforça o protagonismo da Amazônia nas discussões globais. O governador do Amazonas, Wilson Lima, tem defendido a relevância estratégica da conferência para a região.1
“A COP é o assunto do momento. Sabemos que a Amazônia é desafiadora, mas também é aqui que estão diversas soluções para as mudanças climáticas,” afirm2ou o Governador Wilson Lima em recente encontro. [LINK EXTERNO: Agência Amazonas ou Consórcio Amazônia Legal sobre Wilson Lima e COP30]
Dessa forma, o Governo do Amazonas leva projetos como o “Amazonas ECOLar” para Belém. O programa transforma resíduos plásticos em blocos para construção de casas sustentáveis. Portanto, o estado busca demonstrar que a agenda de desenvolvimento sustentável e a bioeconomia são prioritárias.
Belém passou por muitas obras de infraestrutura. Consequentemente, a cidade passou a ser a capital do país de forma simbólica. O efeito vai durar até o fim da COP30, que se encerra em 21 de novembro.
Em segurança, Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no início desta semana, a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho. O decreto segue os mesmos procedimentos de grandes eventos internacionais realizados no país.
VEJA O DISCURSO EM VÍDEO:
Leia mais sobre a COP 30:
Prefeito de Manaus apresentará projeto de ecobarreiras na COP30, em Belém
COP30 na Amazônia: o sonho de Mestrinho e o dever de um novo ciclo civilizatório
Às vésperas da COP30, a Amazônia ganha voz própria
Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30
Lula diz que não quer luxo e que ficará em barco durante a COP30
Lula diz que Brasil vai propor criação de tarifa para países ricos na COP30
Economistas debatem propostas para COP30 no XIII ENAM 2025
Lula diz que já convidou Trump para vir ao Brasil na COP30
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
