A apresentação de supostas “múmias” durante o Congresso do México, na última terça-feira, 12 de setembro, gerou uma controvérsia e discussões na comunidade científica que duvida da autenticidade dos seres.
Os corpos, trazidos à público pelo ufólogo e jornalista mexicano Jaime Maussan, foram descritos como não humanos e alegadamente encontrados em Nazca, uma região desértica costeira no Peru.
Esses corpos exibiam características extraordinárias, incluindo estatura reduzida, pele de aparência calcária, mãos com três dedos e cabeças encolhidas ou ressecadas.
Maussan chamou essas descobertas de a “rainha de todas as evidências”. No entanto, especialistas céticos como Julieta Fierro, pesquisadora do Instituto de Astronomia da Universidade Nacional Autônoma do México, e a astrobióloga Antígona Segura, levantaram sérias dúvidas sobre essas alegações e discordam que sejam autênticos.
Muitos cientistas alegam que se trata de uma fraude.
Fierro destacou que muitos aspectos dessas figuras “não fazem sentido” e esclareceu que a universidade não endossou as alegações de Maussan. Segura, por sua vez, considerou as conclusões como “carentes de evidências” e “embaraçosas”.
Vale ressaltar que, em 2017, alegações semelhantes feitas por Maussan envolvendo corpos semelhantes foram posteriormente consideradas uma farsa em um relatório do Ministério Público do Peru.
Enquanto Maussan e outros podem apresentar esses corpos como algo extraordinário, muitos especialistas permanecem céticos e aguardam evidências científicas sólidas para determinar a autenticidade dessas alegações. Isso destaca a necessidade de um debate rigoroso e transparente sobre o assunto.
Nasa divulga relatório
Um relatório divulgado pela Nasa nesta 5ª feira (14.set.2023) indica não haver evidências de que UAPs (fenômenos anômalos não identificados, na sigla em inglês) sejam extraterrestres.
O relatório começou a ser produzido em maio de 2022 por um grupo independente de 16 especialistas convidados pela agência.
A Nasa, agência espacial dos EUA, define UAP como “observações de eventos no céu que não podem ser identificados” como aeronaves ou fenômenos naturais conhecidos cientificamente.
SESSÃO NO CONGRESSO
Em audiência pública do Congresso do EUA em 26 de julho, o ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos David Grusch declarou que o governo norte-americano mantém ovnis (objetos voadores não identificados) de origem alienígena ou desconhecida e que material “não-humano” foi recolhido.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão