Manaus–AM – O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) lança seu Centro de Estudos nesta sexta-feira, 3 de maio, às 10h. O evento destacará a pesquisa sobre a biologia dos arbovírus e os vetores do vírus Oropouche.
Com a crescente preocupação devido aos recentes surtos de febre Oropouche, particularmente na Região Norte do Brasil, a necessidade de compreender os vetores da doença e delinear áreas de risco tornou-se imperativa. Com essa perspectiva, o biomédico e pesquisador visitante do ILMD/Fiocruz Amazonas, Jordam William Pereira Silva, conduzirá a palestra inaugural.
Vetores de propagação do vírus Oropouche
Durante o evento, Jordam oferecerá uma visão sobre principais vetores envolvidos na propagação do vírus Oropouche, explorando os conceitos fundamentais da interação entre os insetos e esse agente patogênico. Ele destacará os ciclos de desenvolvimento do vírus e de seus vetores, além de discutir estratégias de prevenção.
Este evento será acessível via plataforma Zoom, proporcionando uma oportunidade única para que estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde aprofundem seu conhecimento sobre essa temática vital. Para participar, basta acessar o link: https://us06web.zoom.us/j/89115004814?pwd=DsfNImDCavPLZEQi3aLPIBJ5ZOF8zg.1 (ID da Reunião: 891 1500 4814 e Senha de acesso: 393352).
Além disso, o Dr. Jordam apresentará as ferramentas de pesquisa mais relevantes para estudar a interação entre os mosquitos e os arbovírus, oferecendo uma visão detalhada das técnicas e metodologias empregadas nesse campo.
A moderação da palestra ficará a cargo do pesquisador da Fiocruz Amazônia e coordenador do Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), Felipe Arley Costa Pessoa, que contribuirá com sua vasta experiência no assunto.
Sobre o Palestrante
Jordam William é um membro destacado do Comitê Executivo do Programa de Iniciação Científica da FIOCRUZ/Amazônia. Seus estudos e pesquisas abarcam uma ampla gama de áreas, desde a coleta de campo até a expressão gênica de mosquitos Anopheles, oferecendo uma visão holística das interações entre patógenos e vetores.
Sua competência se estende à entomologia médica, com foco na biologia e ecologia de insetos vetores, bem como na infecção experimental e nas interações entre patógenos, ambiente e insetos vetores.
Jordam também é proficiente na identificação taxonômica e na detecção de infecções naturais de arbovírus em mosquitos, trazendo uma abordagem multifacetada para suas pesquisas.
Sobre o Centro de Estudos
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é uma iniciativa que visa promover encontros, palestras, seminários e debates sobre uma variedade de temas relacionados à pesquisa e ao ensino em saúde. Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área da saúde, os eventos são gratuitos e ocorrem regularmente às sextas-feiras.
Leia mais:
Alerta no Amazonas: aumento de casos de Febre Oropouche
Febre oropouche: entenda a doença que atinge o Amazonas e tem sintomas como os da dengue
Brasil é ameaçado por epidemia de dengue, destaca jornal francês