Manaus–AM – O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) enviará 17 estudantes do Ensino Médio, participantes do Programa de Vocação Científica (Provoc), para a 1ª Jornada Nacional do Provoc. O evento, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de agosto na sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, reunirá alunos de todo o país.
A Maior Comitiva da Região Norte
A Fiocruz Amazônia, que aderiu ao Provoc em 2021, terá a maior comitiva de alunos da Região Norte. Este será um marco para o programa, que existe há mais de 30 anos na Fiocruz e é voltado para jovens do Ensino Médio de escolas públicas.
Preparativos e Expectativas
Em 18 de julho, a coordenadora do Provoc na Fiocruz Amazônia, Ormezinda Fernandes, realizou uma reunião com os pais dos alunos para alinhar a programação e logística da viagem. Os estudantes participarão de palestras e visitarão as unidades da Fiocruz, incluindo o histórico Castelo.
“Trata-se da primeira Jornada Nacional do Provoc, um programa da Fiocruz com mais de 30 anos de existência e nunca havia realizado esse tipo de reunião com a participação de todas as unidades. Será um grande evento”, afirma Ormezinda Fernandes.
Uma Seleção Especial
Para a comitiva, composta por sete alunos da etapa avançada e dez da etapa de iniciação do Provoc, a coordenadora destaca o cuidado na seleção dos participantes e a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AM) para o sucesso do programa.
Orgulho e Transformação
Para os pais, a viagem é motivo de orgulho e reconhecimento do impacto positivo do Provoc na vida dos filhos.
“Antes, ele era muito introspectivo e depois que entrou no Provoc está feliz, mais comunicativo e dedicado aos estudos”, afirma Renata de Assis Soares, mãe de um dos participantes.
Sobre o Provoc
O Programa de Vocação Científica é uma iniciativa de iniciação científica em Saúde, Ciência e Tecnologia para jovens do Ensino Médio. Na Fiocruz Amazônia, o programa é dividido em duas etapas: Iniciação (12 meses) e Avançado (22 meses).
Os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa e se aprofundar no mundo da ciência.
Um Futuro Promissor
A Fiocruz Amazônia conta com duas turmas do Provoc, uma avançada e uma de iniciação, totalizando 28 alunos de quatro escolas estaduais. O programa representa um investimento no futuro da ciência e da saúde na região, preparando jovens talentos para uma carreira promissora.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus