Manaus–AM – O Alto Solimões, região estratégica na tríplice fronteira do Brasil, Peru e Colômbia, está prestes a receber o primeiro Parque Científico e Tecnológico (PCT) do Amazonas, o PaCTAS. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está liderando discussões para a criação deste importante centro de inovação, que terá foco na bioeconomia da Amazônia.
Oportunidades Comerciais e Logísticas
Com a instalação prevista em Tabatinga e Benjamin Constant, o PaCTAS se beneficiará da futura rota logística Chancay-Manaus, que ligará o Polo Industrial de Manaus diretamente à China e outros países asiáticos através do Porto de Chancay, no Peru.
Essa conexão abrirá um leque de oportunidades comerciais para a região. Como destacou o coordenador-geral de Gestão do Território da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MIDR, Vitarque Coêlho, “ao menos dez empresas já demonstram interesse em se instalar no centro”.
Inovação e Desenvolvimento Regional
O PCT funcionará como um espaço para empresas inovadoras se instalarem e se conectarem a laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, fomentando a criação de novos produtos, processos e serviços. O Inpa, com seu Núcleo de Inovação e Incubadora de Empresas, desempenhará um papel fundamental nesse ecossistema, impulsionando a transferência de tecnologia e o empreendedorismo na região.
O diretor do Inpa, Henrique Pereira, reforça o compromisso da instituição:
“Temos substancial interesse em continuar apoiando e colaborando com a implementação do PaCTAS, assim como em compor o arranjo institucional que trará governança para o Parque.”
Parcerias Estratégicas
A Fundação Guamá, que gerencia o PCT Guamá em Belém (PA), está conduzindo o processo de estruturação do modelo de governança do PaCTAS.
A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) e da Universidade do Estado Amazonas (UEA), além de instituições do Peru e da Colômbia.
O objetivo é atrair recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Interiorização do Desenvolvimento
O PaCTAS representa um passo importante para a interiorização do desenvolvimento no Amazonas, atraindo empresas de pesquisa e inovação para o Alto Solimões e impulsionando a economia local.
A parceria entre o Inpa e outras instituições de pesquisa e ensino fomentará a criação de soluções inovadoras para os desafios da região, com foco na sustentabilidade e na biodiversidade.
O diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Reis, ressalta a importância da iniciativa:
“Estamos muito estimulados com a construção desse modelo de governança do Parque, único numa região transfronteiriça envolvendo muitas instituições e numa região muito rica do Alto Solimões e Amazonas em geral. O Inpa, como principal instituição de ciência e tecnologia aqui, não poderia ficar de fora.”
( * ) Portal Meu Amazonas com informações da assessoria do INPA
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão