Transporte de primatas que estavam sob cuidados do IBAMA segue diretrizes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CPB/ICMBio), que recomendou o envio e manejo dos animais para a formação de novos grupos da espécie fora do ambiente natural
Em quase 13 anos, programa da LATAM já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil
Manaus–AM – Graças ao transporte gratuito realizado na última segunda-feira (2/9) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), três sauins-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie criticamente ameaçada de extinção, receberam um novo lar para a conservação da espécie.
O transporte ocorreu após consulta ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pela produção, gestão e manejo de primatas no Brasil.
O ICMBio recomendou envio e manejo dos animais para a formação de novos grupos da espécie fora do ambiente natural e incremento a viabilidade genética das populações, conforme as diretrizes do Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-coleira (PAN).
Reabilitação
Os três primatas, resgatados de áreas desmatadas, com risco de atropelamento e próximas a focos de incêndio, passaram por um processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) do Amazonas.
Devido à impossibilidade de retorno à natureza, agora viverão na Fundação Jardim Zoológico de Brasília.
Sauins são endêmicos da região de Manaus
A espécie, endêmica da região de Manaus–AM, está classificada como Criticamente Ameaçada (CR) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), devido à perda e fragmentação de habitats naturais.
Durante o processo de reabilitação, a equipe implementou um programa de enriquecimento ambiental para estimular comportamentos naturais e reduzir o estresse dos animais enquanto estavam no Centro de Triagem.
Monitoramento da saúde animal
A equipe observou diariamente diversos fatores, como o comportamento social, as interações entre os indivíduos e as respostas ao manejo, registrando os dados para ajustar o protocolo de reabilitação.
Além disso, avaliaram continuamente os parâmetros de saúde alimentar, física e comportamental, incluindo a estabilidade fisiológica, a ausência de doenças transmissíveis, os comportamentos adequados e a interação social.
Transporte
Transporte gratuito, realizado por meio da LATAM Cargo em voo direto, partiu de Manaus com destino a Brasília e evitou um deslocamento terrestre de quase 4 mil quilômetros entre as instituições, reduzindo para três horas um percurso que levaria mais de 50 horas via terrestre.
(*) Portal Meu Amazonas com informações da Latam
Leia mais:
- Árvore de Natal com hologramas e bolhas de sabão instagramáveis é inaugurada na Ponta Negra, em Manaus
- Justiça condena prefeitura, SMTU e empresas por falhas no transporte público de Manaus
- Agendão cultural de dezembro: veja programação natalina para Manaus e interior
- Operação Hagnos: 92 prisões e resgate de mais de 20 crianças e adolescentes no AM
- A questão dos resíduos: ordenamentos, regulações e oportunidades no Polo Industrial de Manaus